Implementação de práticas para a melhoria da gestão da qualidade e vendas das equipes na AIESEC
Resumen
A AIESEC é uma organização gerida por jovens voluntários que promove intercâmbios em mais de 110 países no mundo, mas sofreu uma grande queda em resultados nos últimos anos por conta de problemas de qualidade e o advento da pandemia de COVID-19. Esta pesquisa apresenta como tema central a busca pela melhoria da gestão de vendas e de qualidade desta organização. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório com natureza qualitativa que acompanha a implementação de duas metodologias de gestão, as 4DX (4 Disciplinas da Execução) e o GRD (Gerenciamento da Rotina no dia a dia). O trabalho traz em seu referencial teórico ambas metodologias e por meio de sua aplicação discute a efetividade de cada uma junto às práticas nas equipes em que foram implementadas, elencando resultados, pontos fortes e fracos. A coleta dos resultados é feita a partir das principais métricas de sucesso da própria organização, proporcionando comparações diretas de melhoria antes e após a utilização dos métodos. Os resultados ao final da pesquisa apontam melhora na gestão da qualidade pelo GRD, que demonstrou ser uma metodologia útil para equipes novas ou com processos desestruturados; e destaca as 4DX como método capaz de impulsionar metas, mas limitado em ambientes com pouco conhecimento sobre seus processos.
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