(Des)cobrir-me: minhas impressões afro-brasileiras
Visualizar/ Abrir
Data
2022-02-11Primeiro membro da banca
Santos, Maria Ivone dos
Segundo membro da banca
Moreira, Altamir
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo trata da cultura afro-brasileira, apresentada através das fotografias do século
XIX. Nesse sentido, esta pesquisa constrói uma aproximação a essa cultura por meio
da visualidade e dos processos artísticos que estão inseridos na poética, diante de
autores e autoras afro diaspóricos e de estudos decoloniais. Utilizou-se, ainda,
conceitos como autoavaliação e autodeterminação, bem como dispositivos e
profanação que dialogam na criação de subjetividades. Visando entender de que modo
(Des)cubro-me através dos moldes que a poética evoca em mim, este estudo se
desenvolveu a partir de experimentações em autorretratos e técnicas expandidas com
xilogravura, tecendo conexões entre processos pessoais e artísticos por meio da
busca por (Des)cobrir e ressignificar o olhar sobre si a partir do olhar sobre o outro.
Com isso, a pesquisa permite o confronto entre passado e presente por meio da
justaposição de visualidades de fotografias do século XIX e discorre sobre as origens
das narrativas afro-brasileiras que contam a história da população negra por outra
perspectiva. Observou-se, desse modo, a potência e o lugar da cor preta na
construção do processo artístico e no meu direcionamento enquanto pessoa, artista,
mas - principalmente - como pessoa afro-brasileira. Conclui-se, assim, que o
desenvolvimento do conceito de (Des)cobrir-se aprofundou os aspectos culturais e
estéticos sobre a cor preta junto ao ato de cobrir os autorretratos com tinta preta,
característica que se apresenta como herança do meu processo artístico que teve
início no contato com as técnicas de gravura. A cor preta sempre foi parte importante
para a construção visual dos meus trabalhos artísticos, justamente por neles retratar
pessoas negras e explorar a visualidade e a expressão da cor sobre a pele preta. O
desenvolvimento deste conceito concretizou junto às obras apresentadas os objetivos
da pesquisa de estabelecer o confronto entre passado e presente e o (Des)cobrimento
de si através da relação entre processos pessoais e artísticos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: