dc.creator | Rosa, Thais Oliveira da | |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T20:12:05Z | |
dc.date.available | 2023-03-24T20:12:05Z | |
dc.date.issued | 2022-02-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28383 | |
dc.description.abstract | The study deals with Afro-Brazilian culture, presented through photographs from the
19th century. In this sense, this research builds an approximation to this culture through
the visuality and artistic processes that are inserted in the poetics, in front of Afrodiasporic authors and decolonial studies. Concepts such as self-assessment and selfdetermination were also used, as well as devices and profanation that dialogue in the
creation of subjectivities. Aiming to understand how I (Dis)discover myself through the
molds that poetics evokes in me, this study was developed from experiments in selfportraits and expanded techniques with woodcuts, weaving connections between
personal and artistic processes through the search for ( Un)covering and reframing the
look on oneself from the look on the other. With this, the research allows the
confrontation between past and present through the juxtaposition of visualities of
photographs of the 19th century and discusses the origins of Afro-Brazilian narratives
that tell the history of the black population from another perspective. It was observed,
therefore, the power and place of the color black in the construction of the artistic
process and in my direction as a person, artist, but - mainly - as an Afro-Brazilian
person. It is concluded, therefore, that the development of the concept of (Un)covering
oneself deepened the cultural and aesthetic aspects of the color black along with the
act of covering self-portraits with black paint, a characteristic that presents itself as an
inheritance of my artistic process that began in contact with engraving techniques. The
color black has always been an important part of the visual construction of my artistic
works, precisely because they portray black people and explore the visuality and
expression of color on black skin. The development of this concept materialized,
together with the works presented, the research objectives of establishing the
confrontation between past and present and the (Dis)covering of oneself through the
relationship between personal and artistic processes. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e cultura | por |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | por |
dc.subject | Subjetividades | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Subjectivities | eng |
dc.subject | Art and culture | eng |
dc.subject | Afro-brazilian culture | eng |
dc.title | (Des)cobrir-me: minhas impressões afro-brasileiras | por |
dc.title.alternative | (Un)cover me: my afro-brazilian impressions | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O estudo trata da cultura afro-brasileira, apresentada através das fotografias do século
XIX. Nesse sentido, esta pesquisa constrói uma aproximação a essa cultura por meio
da visualidade e dos processos artísticos que estão inseridos na poética, diante de
autores e autoras afro diaspóricos e de estudos decoloniais. Utilizou-se, ainda,
conceitos como autoavaliação e autodeterminação, bem como dispositivos e
profanação que dialogam na criação de subjetividades. Visando entender de que modo
(Des)cubro-me através dos moldes que a poética evoca em mim, este estudo se
desenvolveu a partir de experimentações em autorretratos e técnicas expandidas com
xilogravura, tecendo conexões entre processos pessoais e artísticos por meio da
busca por (Des)cobrir e ressignificar o olhar sobre si a partir do olhar sobre o outro.
Com isso, a pesquisa permite o confronto entre passado e presente por meio da
justaposição de visualidades de fotografias do século XIX e discorre sobre as origens
das narrativas afro-brasileiras que contam a história da população negra por outra
perspectiva. Observou-se, desse modo, a potência e o lugar da cor preta na
construção do processo artístico e no meu direcionamento enquanto pessoa, artista,
mas - principalmente - como pessoa afro-brasileira. Conclui-se, assim, que o
desenvolvimento do conceito de (Des)cobrir-se aprofundou os aspectos culturais e
estéticos sobre a cor preta junto ao ato de cobrir os autorretratos com tinta preta,
característica que se apresenta como herança do meu processo artístico que teve
início no contato com as técnicas de gravura. A cor preta sempre foi parte importante
para a construção visual dos meus trabalhos artísticos, justamente por neles retratar
pessoas negras e explorar a visualidade e a expressão da cor sobre a pele preta. O
desenvolvimento deste conceito concretizou junto às obras apresentadas os objetivos
da pesquisa de estabelecer o confronto entre passado e presente e o (Des)cobrimento
de si através da relação entre processos pessoais e artísticos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cedillo, Rosa María Blanca | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2502746878890998 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria Ivone dos | |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Altamir | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6445365282695520 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |