Gestão de recursos da educação: um estudo de caso sobre planejamento e avaliação de resultados no município de Nova Petrópolis
Resumen
O presente trabalho busca elucidar a disponibilidade e importância de informações
acerca do custo aluno no Município de Nova Petrópolis, e compreender de que
forma este é utilizado processo de planejamento e avaliação de resultados dos
serviços públicos de educação, sem desconsiderar o aspecto da qualidade do
ensino. A pesquisa baseia-se em documentos internos e informações publicadas em
bancos de dados, buscando estabelecer comparativos com outros municípios, em
termos de relação entre custo aluno e qualidade do ensino. Inclusive se há
suficiência de informações para a elaboração da Demonstração do Resultado
Econômico. A estratégia de pesquisa consiste num estudo de caso, abarcando um
levantamento de dados, buscando obter informações mais aprofundadas sobre o
assunto. É descritiva quanto aos objetivos e, quanto a abordagem, qualitativa.
Quanto as informações geradas internamente pela instituição não é apurado o custo
aluno, inviabilizando a elaboração da DRE no momento atual. A contabilidade por
competência, requisito para a apuração dos custos incorridos em determinado
período, deverá ser concluída somente em 2014. Quanto a informações
pesquisadas, disponíveis em bancos de dados externos, referem-se a gastos por
aluno e não a custos incorridos no período, e a totais investidos na educação,
podendo gerar distorções nas análises efetuadas. Se comparados com outros
Municípios, e buscando relacionar com o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica, o Município de Nova Petrópolis apresenta significativos resultados. Este
índice é levado em consideração no processo de planejamento e avaliação de
resultados do Município, ainda que não devidamente formalizado no Plano
Plurianual.
Colecciones
- Gestão Pública - EaD [341]