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Gestão de recursos da educação: um estudo de caso sobre planejamento e avaliação de resultados no município de Nova Petrópolis

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TCC de Especialização (320.7Kb)
Data
2012-12-17
Autor
Metz, Janice Neli Grings
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho busca elucidar a disponibilidade e importância de informações acerca do custo aluno no Município de Nova Petrópolis, e compreender de que forma este é utilizado processo de planejamento e avaliação de resultados dos serviços públicos de educação, sem desconsiderar o aspecto da qualidade do ensino. A pesquisa baseia-se em documentos internos e informações publicadas em bancos de dados, buscando estabelecer comparativos com outros municípios, em termos de relação entre custo aluno e qualidade do ensino. Inclusive se há suficiência de informações para a elaboração da Demonstração do Resultado Econômico. A estratégia de pesquisa consiste num estudo de caso, abarcando um levantamento de dados, buscando obter informações mais aprofundadas sobre o assunto. É descritiva quanto aos objetivos e, quanto a abordagem, qualitativa. Quanto as informações geradas internamente pela instituição não é apurado o custo aluno, inviabilizando a elaboração da DRE no momento atual. A contabilidade por competência, requisito para a apuração dos custos incorridos em determinado período, deverá ser concluída somente em 2014. Quanto a informações pesquisadas, disponíveis em bancos de dados externos, referem-se a gastos por aluno e não a custos incorridos no período, e a totais investidos na educação, podendo gerar distorções nas análises efetuadas. Se comparados com outros Municípios, e buscando relacionar com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Município de Nova Petrópolis apresenta significativos resultados. Este índice é levado em consideração no processo de planejamento e avaliação de resultados do Município, ainda que não devidamente formalizado no Plano Plurianual.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2838
Coleções
  • Gestão Pública - EaD [303]

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