Adoção na perspectiva dos educadores sociais: aspectos favoráveis, desfavoráveis e a dissolução
Resumo
A dissolução da adoção é um processo doloroso tanto para os pais, quanto para a
criança ou adolescente. Buscou-se com o presente estudo compreender a perspectiva
dos educadores sociais sobre o processo de dissolução adoção, fatores que podem
favorecer ou desfavorecer a adoção, bem como aspectos da atuação destes
profissionais. O presente estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o
processo de adoção. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual participaram quatro
educadoras sociais, com tempo de atuação entre três e 20 anos. As entrevistas foram
analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, na visão
dos educadores sociais, aspectos como a preparação para a adoção e/ou
acompanhamento pós adoção, quando muito fragilizados, podem desfavorecer a
vinculação na adoção tanto a nível da criança/adolescente quanto da família por
adoção. Segundo os educadores, a dissolução da adoção pode ocorrer quando a
criança/adolescente não está aberta aos novos vínculos, não foi preparada para
adoção, quando a família adotiva não está plenamente ciente das mudanças que um
filho impõe, não está disposta a alterar rotinas, e ainda escutar e acolher a história
pregressa do filho. Além disso, aspectos específicos da atuação desses profissionais
também podem colaborar com a vinculação na adoção, uma vez que são os
educadores sociais os responsáveis pelas crianças e adolescentes durante o período
de institucionalização. Esses dados possibilitam um entendimento mais completo
acerca da temática, auxiliando que sejam articuladas intervenções que potencializem
o processo de adoção, diminuindo assim a ocorrência de dissoluções.
Coleções
- TCC Psicologia [93]
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