dc.contributor.advisor | Siqueira, Aline Cardoso | |
dc.creator | Rodrigues, Cristian Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T11:42:42Z | |
dc.date.available | 2023-03-28T11:42:42Z | |
dc.date.issued | 2023-01-23 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, C. N. Adoção na perspectiva dos educadores sociais: aspectos favoráveis, desfavoráveis e a dissolução. 2023. 31 p.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28420 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The adoption’s dissolution is a painful process both for the parents and the adoptive
children or adolescent. This study attempted to understand the social educators’
perspective about the adoption process and the factors that can support or bring
disadvantages to the adoption process. Moreover, it also aims to comprehend some
important aspects from the work of social educators. The present study is part of a
larger research about the adoption process in which the data for this work were
collected. It consists of a qualitative study. The data were collected from interviews
with four social educators who have been working in this job for three to twenty years.
The interviews were analyzed using Bardin’s Content Analysis. The results showed
that, in social educator’s perspective, fragilities in aspects as the adoption preparation
and/or follow-ups after the adoption process can disfavor the construction of a bond
for the adoptive family as well as for the children. According to the educators, the
adoption dissolution may occur when the child/adolescent is not open to create a new
emotional bond and was not prepared for the adoption, when the adoptive family is not
fully aware of the changes that come with a new child and when they are not willing to
change routines or listen and accept the children’s early life before the adoption.
Furthermore, specific aspects of these professional’s roles may also influence the
process of emotional bonding between child and the family since the social educators
are responsible for the children and adolescents during the period they stay in the host
institution. These data provide a better understanding about the subject and it supports
the creation of successful interventions that may improve the adoption process,
reducing the chances of dissolution cases. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dissolução | por |
dc.subject | Adoção | por |
dc.subject | Educadores socais | por |
dc.subject | Adoption | eng |
dc.subject | Dissolution | eng |
dc.subject | Social educators | eng |
dc.title | Adoção na perspectiva dos educadores sociais: aspectos favoráveis, desfavoráveis e a dissolução | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia | por |
dc.description.resumo | A dissolução da adoção é um processo doloroso tanto para os pais, quanto para a
criança ou adolescente. Buscou-se com o presente estudo compreender a perspectiva
dos educadores sociais sobre o processo de dissolução adoção, fatores que podem
favorecer ou desfavorecer a adoção, bem como aspectos da atuação destes
profissionais. O presente estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o
processo de adoção. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual participaram quatro
educadoras sociais, com tempo de atuação entre três e 20 anos. As entrevistas foram
analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, na visão
dos educadores sociais, aspectos como a preparação para a adoção e/ou
acompanhamento pós adoção, quando muito fragilizados, podem desfavorecer a
vinculação na adoção tanto a nível da criança/adolescente quanto da família por
adoção. Segundo os educadores, a dissolução da adoção pode ocorrer quando a
criança/adolescente não está aberta aos novos vínculos, não foi preparada para
adoção, quando a família adotiva não está plenamente ciente das mudanças que um
filho impõe, não está disposta a alterar rotinas, e ainda escutar e acolher a história
pregressa do filho. Além disso, aspectos específicos da atuação desses profissionais
também podem colaborar com a vinculação na adoção, uma vez que são os
educadores sociais os responsáveis pelas crianças e adolescentes durante o período
de institucionalização. Esses dados possibilitam um entendimento mais completo
acerca da temática, auxiliando que sejam articuladas intervenções que potencializem
o processo de adoção, diminuindo assim a ocorrência de dissoluções. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |