Lógica interna e os princípios didáticos do futsal
View/ Open
Date
2022-11-30Primeiro membro da banca
Pranke, Gabriel Ivan
Segundo membro da banca
Moura, Eriberto José Lessa de
Metadata
Show full item recordAbstract
A Praxiologia Motriz, é uma teoria que tem como premissa estudar a essência dos jogos e esportes, mais precisamente no que se refere ao estudo da Lógica Interna das práticas motrizes. O Futsal é uma modalidade com interações de cooperação e oposição, objetiva-se durante o jogo, atingir a meta adversária e consequentemente marcar um gol, buscando sempre facilitar as ações coletivas com seus companheiros e prejudicar as mesmas para o seu adversário. A Lógica Interna do jogo tem como ponto de partida saber as principais regras da modalidade e entender como os personagens envolvidos no jogo se relacionam com os materiais, com os outros jogadores, com o espaço e com o tempo. O ensino pautado nos Jogos Condicionados para o Futsal objetiva-se em desenvolver situações específicas do desporto Futsal. Criando alternativas nas quais a finalidade é repetir as ações criadas nas partidas por diversas vezes. Desta maneira o participante assume um papel de protagonismo mediante as situações de jogo, pois se torna peça integrante do processo como um todo. Nesta perspectiva, o presente estudo teve como objetivo: Apresentar a Lógica Interna (LI) do Futsal e estabelecer as relações da LI do futsal com o método de Ensino dos Jogos Condicionados tendo em vista o processo de Ensino Aprendizagem da modalidade Futsal. Assim sendo, será apresentado no artigo 1 a Lógica Interna do Futsal a partir de uma análise praxiológica, no artigo 2 será apresentado com base na Lógica Interna, os princípios didáticos para o processo de Ensino-aprendizagem do Futsal tendo como referência o método dos jogos condicionados e no artigo 3, objetiva-se estabelecer a partir da Praxiologia Motriz, reflexões e aproximações para uma Linguagem Científica do jogo. Concluiu-se no artigo 1 que a Praxiologia Motriz apresenta importantes instrumentos para que se possa compreender, a partir de um conhecimento científico, a Lógica Interna do Futsal. No artigo 2, conclui-se que o trabalho com o ensino e o treinamento do Futsal pela ótica dos Jogos Condicionados e da Lógica Interna se constitui numa relevante ferramenta para que professores, treinadores e alunos compreendam o mundo do futsal, inclusive, trazendo novos rumos para a construção de uma didática de ensino do jogo a partir do próprio jogo. Já no artigo 3, concluiu-se que uso de uma linguagem científica que relacione o conhecimento teórico com a prática latente do ensino aprendizagem nos jogos coletivos é uma necessidade para que futuramente possamos construir diálogos pautados cientificamente e através disso, sobrepujar os jargões que envolvem o cenário esportivo.
Collections
The following license files are associated with this item: