Aplicando o modelo de letramentos acadêmicos no contexto da sala de aula EMI
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Data
2023-02-14Primeiro membro da banca
Freitas, Ana Luiza Pires de
Segundo membro da banca
Pinton, Francieli Matzenbacher
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho integra o projeto de pesquisa guarda-chuva “Inglês como meio de
instrução (EMI) na UFSM: políticas, percepções e implementação em direção à
internacionalização” (HENDGES, 2018). No contexto de internacionalização, o EMI é
frequentemente citado como uma das estratégias desse processo, tanto por
pesquisadores (BAUMVOL; SARMENTO, 2016a) quanto por membros da
comunidade acadêmica, como professores e alunos (DUARTE; PRETTO; HENDGES,
2018). Os LAcs, nessa conjuntura, são uma abordagem teórico-metodológica que
pode contribuir na pesquisa da modalidade e de seu contexto mais amplo, a
internacionalização, de maneira crítica e pautada na etnografia, assim como em
ações de ensino acerca da modalidade, mantendo o cunho crítico e transformador
característico dessa área de estudos. O objetivo deste trabalho é de ampliar os
modelos de escrita acadêmica de Lea e Street (1998) para a análise de práticas
comunicativas acadêmicas em uma disciplina EMI PPGQ. Para tanto, primeiramente,
uma sistematização das características dos três modelos (habilidades de estudo,
socialização acadêmica e letramentos acadêmicos) foi desenvolvida como base para
análises posteriores. A seguir, o universo de análise foi investigado desde a instituição
até a disciplina em que a aula analisada fazia parte. O perfil dos participantes da aula
foi levantado por meio de análise dos currículos Lattes. A geração de dados parte da
observação de uma aula em uma disciplina EMI do PPGQ. Excertos da aula
observada foram analisados em dois momentos: primeiramente, foi conduzida uma
análise dos movimentos retóricos; e, no segundo momento, com base em
sistematização da literatura sobre LAcs e os três modelos de escrita acadêmica
descritos por Lea e Street (1998). Considerando os estudos sobre movimentos
retóricos de aula no contexto universitário, notou-se que eles se limitaram a aulas de
disciplinas acadêmicas regulares e cursos de inglês acadêmico. A aula analisada
abrangeu aspectos de ambos os gêneros por partilharem certos objetivos
comunicativos. Assim, esses trabalhos contribuem para este estudo, mas não de
maneira exaustiva. No que concerne a ampliação dos modelos de Lea e Street (1998),
detectou-se que os modelos podiam ser identificados na aula analisada sob diferentes
níveis. Enquanto na descrição de Lea e Street (1998) o foco era a escrita, a aula
analisada abrangia diferentes práticas comunicativas acadêmicas e extrapolava o
registro escrito. Portanto, os trechos transcritos da aula foram analisados a partir de
três níveis: i) nível linguístico, com foco na linguagem, em especial na língua inglesa,
desde o nível léxico-gramatical ao nível discursivo (HALLIDAY, 1994); ii) nível do
conteúdo, com foco nas maneiras que o professor poderia lidar com o conteúdo
especializado de uma aula na área; e iii) nível da aula, que se concentra em
possibilidades de foco das dinâmicas de sala de aula. Os três modelos parecem estar
subjacentes às ações do professor em sala de aula, mas, considerando os três níveis
propostos, apenas a abordagem dos LAcs foi identificada em todos.
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