Framework de controle e gerenciamento inteligentes para estações de recarga de veículos elétricos utilizando protocolo OCPP
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Data
2023-02-16Primeiro membro da banca
Silva, Wanderlei Marinho da
Segundo membro da banca
Milbradt, Rafael Gressler
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O setor de transporte desempenha um papel importante no desenvolvimento da economia, o crescimento desse mercado, no entanto, sempre esteve lado a lado com as cadeias
de produção dos combustíveis fosseis através dos veículos com motores a combustão interna. Porém, devido ao aumento da conscientização mundial sobre a poluição causada
pelo consumo de combustíveis fósseis e a queda nos valores das baterias trouxeram os
veículos elétricos como uma opção a ser adotada com o objetivo de diminuir a emissão
destes gases poluentes. Entretanto, para eletrificar a frota de veículos, é necessário o desenvolvimento da infraestrutura básica que forneça energia a estes veículos, por este motivo, a instalação das estações de recargas são um ponto chave para a adoção desta nova
tecnologia. Esta dissertação apresenta uma metodologia para gerenciamento inteligente
de carregadores de veículos elétricos utilizando o protocolo OCPP 1.6j. A dissertação foi
desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira etapa em ambiente simulado, onde foram
criados os serviços e a arquitetura do servidor OCPP, nesta etapa também foram realizados testes e validações das funcionalidades que o protocolo disponibiliza. A segunda
etapa é referente a integração em carregadores reais, onde o primeiro carregador foi um
modelo de recarga lenta monofásico de corrente alternada. Os próximos carregadores
integrados foram carregadores rápidos que constituem a primeira eletrovia que conecta o
centro do estado com o litoral do Rio Grande do Sul. O Framework foi desenvolvido para
suportar diferentes agentes sobre o sistema, onde cada agente pode designar limitações
no uso e na potência das estações de recarga. O estudo de caso apresentou um bom
gerenciamento das estações de recargas, ao todo foi implementado o sistema em 9 carregadores de modelos distintos. Com a operação diária e em tempo real, o sistema recebeu
feedbacks que foram essenciais para a criação de novas funcionalidades que aumentaram
o suporte aos usuários e o controle dos operados das estações de recargas.
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