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dc.creatorMartins, Henrique Horquen
dc.date.accessioned2023-03-30T20:15:02Z
dc.date.available2023-03-30T20:15:02Z
dc.date.issued2023-02-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28495
dc.description.abstractThe transport sector has an important role in the development of the economy, the growth of this market, however, has always been side by side with the productive chains of fossil fuels through vehicles with internal combustion engines. However, due to the increase in world awareness about the pollution caused by the consumption of fossil fuels and the drop in the value of batteries, electric vehicles have become an option to be adopted to reduce the emission of these polluting gases. However, in order to electrify the car fleet, it is necessary to develop the basic infrastructure that supplies energy to these vehicles, for this reason, the installation of charging stations is a key point for the adoption of this new technology. This dissertation presents a methodology for intelligent management of electric vehicle chargers using the OCPP 1.6j protocol. The dissertation was developed in two stages, the first stage in a simulated environment, where the services and architecture of the OCPP server were created, in this stage tests and validations of the functionalities that the protocol makes available were also carried out. The second step is related to the integration in real chargers, where the first charger was a single-phase model of slow charging in alternating current. The next integrated chargers were the fast chargers that constitute the first electroway in Rio Grande do Sul that connects the center of the state to the coast. The Framework was developed to support different agents in the system, where each agent can designate limitations on the use and power of the charging stations. The case study showed a good management of the charging stations, in all, the system was implemented in 9 chargers of different models. Operating daily and in real time, the system received essential feedback for the creation of new functionalities that increased user support and control of charging station operators.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGerenciamento inteligentepor
dc.subjectCarregadores de veículos elétricospor
dc.subjectOperação em tempo realpor
dc.subjectOCPP 1.6jpor
dc.subjectIntelligent managementeng
dc.subjectElectric vehicle chargerseng
dc.subjectReal-time operationpor
dc.titleFramework de controle e gerenciamento inteligentes para estações de recarga de veículos elétricos utilizando protocolo OCPPpor
dc.title.alternativeIntelligent control and management framework for electric vehicle charging stations using OCPP protocoleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO setor de transporte desempenha um papel importante no desenvolvimento da economia, o crescimento desse mercado, no entanto, sempre esteve lado a lado com as cadeias de produção dos combustíveis fosseis através dos veículos com motores a combustão interna. Porém, devido ao aumento da conscientização mundial sobre a poluição causada pelo consumo de combustíveis fósseis e a queda nos valores das baterias trouxeram os veículos elétricos como uma opção a ser adotada com o objetivo de diminuir a emissão destes gases poluentes. Entretanto, para eletrificar a frota de veículos, é necessário o desenvolvimento da infraestrutura básica que forneça energia a estes veículos, por este motivo, a instalação das estações de recargas são um ponto chave para a adoção desta nova tecnologia. Esta dissertação apresenta uma metodologia para gerenciamento inteligente de carregadores de veículos elétricos utilizando o protocolo OCPP 1.6j. A dissertação foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira etapa em ambiente simulado, onde foram criados os serviços e a arquitetura do servidor OCPP, nesta etapa também foram realizados testes e validações das funcionalidades que o protocolo disponibiliza. A segunda etapa é referente a integração em carregadores reais, onde o primeiro carregador foi um modelo de recarga lenta monofásico de corrente alternada. Os próximos carregadores integrados foram carregadores rápidos que constituem a primeira eletrovia que conecta o centro do estado com o litoral do Rio Grande do Sul. O Framework foi desenvolvido para suportar diferentes agentes sobre o sistema, onde cada agente pode designar limitações no uso e na potência das estações de recarga. O estudo de caso apresentou um bom gerenciamento das estações de recargas, ao todo foi implementado o sistema em 9 carregadores de modelos distintos. Com a operação diária e em tempo real, o sistema recebeu feedbacks que foram essenciais para a criação de novas funcionalidades que aumentaram o suporte aos usuários e o controle dos operados das estações de recargas.por
dc.contributor.advisor1Canha, Luciane Neves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991878627141193por
dc.contributor.referee1Silva, Wanderlei Marinho da
dc.contributor.referee2Milbradt, Rafael Gressler
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948634696876808por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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