dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Deprá, Nara Freitas | |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T15:10:59Z | |
dc.date.available | 2023-03-31T15:10:59Z | |
dc.date.issued | 2008-07-18 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28516 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | It is understand ambient education as a subject that must be worked since
infancy, since the child is a citizen in development and must be respected as such.
Therefore, all and any pedagogical work must base on the preservation and
recovery of the environment. This work if considered to study the use of made
pedagogical games with scrap iron, as resources in the infantile education, with
playful, creative activities, that they develop potentialities and abilities, sensitizing
the involved community on the importance of the environment, its maintenance
and preservation. The main objective was to verify as the ambient education is
being worked in the infantile education, contributing and improving the
pedagogical activities, promoting new alternatives of work. One evidenced that
ambient education in the school is today the very efficient instrument to obtain
itself to create and to apply sustainable forms of interaction society-nature. E, also,
that it is possible to provide to the children experiences of new exploitation of
dismissible materials, "scrap iron", as pedagogical resource, developing potentialities and abilities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Jogos pedagógicos | por |
dc.subject | Sucata | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Pedagogical games | eng |
dc.subject | Scrap iron | eng |
dc.title | O uso de jogos feitos com sucata, como recurso pedagógico na educação infantil no Lar Vila das Flores | por |
dc.title.alternative | The use of games made with scrap iron, as pedagogical resource in the infantile education in the home Village of the Flowers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Entende-se a educação ambiental como um assunto que deve ser trabalhado
desde a infância, visto que a criança é um cidadão em desenvolvimento e deve
ser respeitada como tal. Portanto, todo trabalho pedagógico deve inserir a
educação ambiental na sua pratica , preservando o meio ambiente. Este trabalho
se propôs a estudar o uso de jogos feitos com sucata, como recurso pedagógico
na educação infantil, com atividades lúdicas, criativas, que desenvolvam
potencialidades e habilidades, sensibilizando a comunidade envolvida sobre a
importância do meio ambiente, sua manutenção e preservação. O objetivo
principal foi o de verificar como a educação ambiental está sendo trabalhada na
educação Infantil, contribuindo e aprimorando as atividades pedagógicas,
promovendo novas alternativas de trabalho. Constatou-se que educação
ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e
aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. E, também, que é
possível proporcionar às crianças experiências de reaproveitamento de materiais
descartáveis, ”sucata”, como recurso pedagógico, desenvolvendo potencialidades
e habilidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |