Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorDeprá, Nara Freitas
dc.date.accessioned2023-03-31T15:10:59Z
dc.date.available2023-03-31T15:10:59Z
dc.date.issued2008-07-18
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28516
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.por
dc.description.abstractIt is understand ambient education as a subject that must be worked since infancy, since the child is a citizen in development and must be respected as such. Therefore, all and any pedagogical work must base on the preservation and recovery of the environment. This work if considered to study the use of made pedagogical games with scrap iron, as resources in the infantile education, with playful, creative activities, that they develop potentialities and abilities, sensitizing the involved community on the importance of the environment, its maintenance and preservation. The main objective was to verify as the ambient education is being worked in the infantile education, contributing and improving the pedagogical activities, promoting new alternatives of work. One evidenced that ambient education in the school is today the very efficient instrument to obtain itself to create and to apply sustainable forms of interaction society-nature. E, also, that it is possible to provide to the children experiences of new exploitation of dismissible materials, "scrap iron", as pedagogical resource, developing potentialities and abilities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectJogos pedagógicospor
dc.subjectSucatapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPedagogical gameseng
dc.subjectScrap ironeng
dc.titleO uso de jogos feitos com sucata, como recurso pedagógico na educação infantil no Lar Vila das Florespor
dc.title.alternativeThe use of games made with scrap iron, as pedagogical resource in the infantile education in the home Village of the Flowerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEntende-se a educação ambiental como um assunto que deve ser trabalhado desde a infância, visto que a criança é um cidadão em desenvolvimento e deve ser respeitada como tal. Portanto, todo trabalho pedagógico deve inserir a educação ambiental na sua pratica , preservando o meio ambiente. Este trabalho se propôs a estudar o uso de jogos feitos com sucata, como recurso pedagógico na educação infantil, com atividades lúdicas, criativas, que desenvolvam potencialidades e habilidades, sensibilizando a comunidade envolvida sobre a importância do meio ambiente, sua manutenção e preservação. O objetivo principal foi o de verificar como a educação ambiental está sendo trabalhada na educação Infantil, contribuindo e aprimorando as atividades pedagógicas, promovendo novas alternativas de trabalho. Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. E, também, que é possível proporcionar às crianças experiências de reaproveitamento de materiais descartáveis, ”sucata”, como recurso pedagógico, desenvolvendo potencialidades e habilidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto