Mostrar registro simples

dc.creatorKirchhof, Edson Francisco Borim
dc.date.accessioned2023-04-03T18:30:07Z
dc.date.available2023-04-03T18:30:07Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28537
dc.description.abstractSince the beginning of human social organization, man has been modifying the planet in different ways, generating technological progress and, as a consequence, environmental problems may arise. Environmental education is important for society as a way of teaching new generations to live in harmony with nature, building social, moral and ethical values. Serious games are those that recreate situations and problems from reality for educational purposes. The present work presents the development process of a serious game to help environmental education in the early years of elementary school. The proposal contemplates the mobility and flexibility of current learning, as well as the need for playful and challenging materials for children with a focus on environmental education, becoming a motivating pedagogical strategy in the construction of knowledge in the early years of elementary school. For the development of the game, the Constructo 3 game engine was used. The game's genre is a farm simulator focused on sustainability with free choices. The game evaluation was carried out with 74 participants, using a series of questionnaires defined in the MEEGA+ methodology, with questions regarding usability and player experience. The evaluation of the game shows positive results and approval to be used as an auxiliary tool in the teaching of environmental education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDispositivo móvelpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectMobile deviceeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.titleJogo sério como ferramenta para o auxílio da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeSerious game as a tool to help environmental education in the early years of elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDesde do início da organização social humana, o homem vem modificando o planeta de diversas formas, gerando progressos tecnológicos e como consequência podendo surgir problemas ambientais. A educação ambiental é importante para a sociedade como uma forma de ensinar as novas gerações a conviver em harmonia com a natureza, construindo valores sociais, morais e éticos. Jogos sérios são aqueles que recriam situações e problemas da realidade voltados para fins educacionais. O presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo sério para o auxílio da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta contempla a mobilidade e flexibilidade das aprendizagens atuais, bem como a necessidade de materiais lúdicos e desafiadores para crianças com foco na educação ambiental, convertendose numa estratégia pedagógica motivadora na construção de conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do jogo, foi utilizado a game engine Constructo 3. O gênero do jogo é um simulador de fazenda com foco em sustentabilidade com escolhas livres. A avaliação do jogo foi realizada com 74 participantes, utilizando uma série de questionários definidos na metodologia MEEGA+, com questionamentos a respeito da usabilidade e experiência do jogador. A avaliação do jogo evidencia resultados positivos e aprovação para ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino da educação ambiental.por
dc.contributor.advisor1Maran, Vinícius
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7208923641812223por
dc.contributor.referee1Pasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.contributor.referee2Ellensohn, Ricardo Machado
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2721163563440451por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International