dc.creator | Nunes, Leonardo Berté | |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T15:13:36Z | |
dc.date.available | 2023-04-06T15:13:36Z | |
dc.date.issued | 2023-03-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28577 | |
dc.description.abstract | This research deals with what we call the “university space”, that is, a space formed
through experiences, perceptions and representations in higher education
institutions. Such a “university space” is shaped through the formative process such
as teaching, research and extension activities, but also through student housing in
public universities or even the various sociabilities that permeate this moment of
these subjects” existence. However, the direction of the present research concerns
this university space for those students of Distance Education (DE), that is, a
university space that has cyberspace as specific mediation through platforms and
virtual learning environments, as well as other forms of cyberspace, such as social
networks. For this, we use phenomenology to discuss questions about experience,
perception and representation in order to understand how subjects, when
experiencing the world, represent it, giving it certain explanations that give meaning
to these experiences. This discussion was carried out by authors such as Merleau-
Ponty (2018), Serpa (2019), Gil Filho (2005), among others, who allow tracing the
imbrication between experiences and perceptions with the representations that
constitute everyday life. Therefore, in order to operationalize the research, we used
what we call “geographical narratives”, that is, a research strategy specific to this
research that allows us to present the researcher”s encounter with the participants
that constitute the studied phenomenon. That is, this strategy makes it possible to
find out not only what the students of the modality who were willing to participate in
the research tell us, but this encounter between the researcher and them. From this,
we traced the process of phenomenological reduction in two steps that led us to
understand the constituent experiences of the “university space” of distance
education. This, in turn, is shaped in the students” perceptions when they connect to
platforms and other forms of communication with their courses in the most diverse
ways and conforms from representations that revolve around the discussion of the
quality of distance education in different aspects. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Percepção | por |
dc.subject | Representações do espaço | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Experience | eng |
dc.subject | Perception | eng |
dc.subject | Representation | eng |
dc.title | Fenomenologia e a(s) geografia(s) da educação à distância: experiências do espaço universitário por acadêmicas/os em formação EaD | por |
dc.title.alternative | Phenomenology and the geography(ies) of distance education: experiencies of distance learning | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa versa sobre o que chamamos de “espaço universitário”, isto é,
um espaço conformado por meio das experiências, percepções e representações
em instituições de ensino superior. Tal “espaço universitário” é plasmado não só
pelo processo formativo, como as atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas
também pelas moradias estudantis em universidades públicas ou mesmo as
diversas sociabilidades que perpassam esse momento da existência desses
sujeitos. O direcionamento da presente pesquisa diz respeito ao espaço universitário
para aquelas/es estudantes da educação a distância (EAD), um espaço universitário
que tem como mediação específica o ciberespaço, acontecendo por meio de
plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem, bem como outras formas de
ciberespaço, como as redes sociais. Para isso, utiliza-se a fenomenologia para
discutir as questões acerca da experiência, da percepção e da representação com o
objetivo de entender como os sujeitos, ao experienciarem o mundo, representam-no,
conferindo a ele determinadas explicações que passam a dar sentido para essas
experiências. Tal discussão foi realizada com base em autores como Merleau-Ponty
(2018), Serpa (2019) e Gil Filho (2005), entre outros que permitem traçar a
imbricação entre as experiências, percepções e representações que se constituem
no cotidiano. Sendo assim, para operacionalizar a pesquisa, empregou-se as
chamadas “narrativas geográficas”, uma estratégia de pesquisa própria deste estudo
que permite apresentar o encontro do pesquisador com as/os participantes que
constituem o fenômeno estudado. Ou seja, essa estratégia possibilita averiguar não
apenas o que relatam as/os estudantes da modalidade que se disponibilizaram a
participar da pesquisa mas também esse encontro do pesquisador com elas/es. A
partir disso, o processo de redução fenomenológica desenvolveu-se em duas etapas
que levaram a entender as experiências constituintes do “espaço universitário” da
EAD. Este, por sua vez, é plasmado pelas percepções das/os estudantes ao
conectarem as plataformas e outras formas de comunicação com seus cursos das
mais diversas maneiras e conforma-se a partir de representações que giram em
torno da discussão da qualidade da EAD em diferentes aspectos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Benhur Pinós da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6758952717155318 | por |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Amélia Regina Batista | |
dc.contributor.referee2 | Batista, Natália Lampert | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5377045243910963 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Geografia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |