Mostrar registro simples

dc.creatorNunes, Leonardo Berté
dc.date.accessioned2023-04-06T15:13:36Z
dc.date.available2023-04-06T15:13:36Z
dc.date.issued2023-03-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28577
dc.description.abstractThis research deals with what we call the “university space”, that is, a space formed through experiences, perceptions and representations in higher education institutions. Such a “university space” is shaped through the formative process such as teaching, research and extension activities, but also through student housing in public universities or even the various sociabilities that permeate this moment of these subjects” existence. However, the direction of the present research concerns this university space for those students of Distance Education (DE), that is, a university space that has cyberspace as specific mediation through platforms and virtual learning environments, as well as other forms of cyberspace, such as social networks. For this, we use phenomenology to discuss questions about experience, perception and representation in order to understand how subjects, when experiencing the world, represent it, giving it certain explanations that give meaning to these experiences. This discussion was carried out by authors such as Merleau- Ponty (2018), Serpa (2019), Gil Filho (2005), among others, who allow tracing the imbrication between experiences and perceptions with the representations that constitute everyday life. Therefore, in order to operationalize the research, we used what we call “geographical narratives”, that is, a research strategy specific to this research that allows us to present the researcher”s encounter with the participants that constitute the studied phenomenon. That is, this strategy makes it possible to find out not only what the students of the modality who were willing to participate in the research tell us, but this encounter between the researcher and them. From this, we traced the process of phenomenological reduction in two steps that led us to understand the constituent experiences of the “university space” of distance education. This, in turn, is shaped in the students” perceptions when they connect to platforms and other forms of communication with their courses in the most diverse ways and conforms from representations that revolve around the discussion of the quality of distance education in different aspects.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectRepresentações do espaçopor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectRepresentationeng
dc.titleFenomenologia e a(s) geografia(s) da educação à distância: experiências do espaço universitário por acadêmicas/os em formação EaDpor
dc.title.alternativePhenomenology and the geography(ies) of distance education: experiencies of distance learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa versa sobre o que chamamos de “espaço universitário”, isto é, um espaço conformado por meio das experiências, percepções e representações em instituições de ensino superior. Tal “espaço universitário” é plasmado não só pelo processo formativo, como as atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas também pelas moradias estudantis em universidades públicas ou mesmo as diversas sociabilidades que perpassam esse momento da existência desses sujeitos. O direcionamento da presente pesquisa diz respeito ao espaço universitário para aquelas/es estudantes da educação a distância (EAD), um espaço universitário que tem como mediação específica o ciberespaço, acontecendo por meio de plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem, bem como outras formas de ciberespaço, como as redes sociais. Para isso, utiliza-se a fenomenologia para discutir as questões acerca da experiência, da percepção e da representação com o objetivo de entender como os sujeitos, ao experienciarem o mundo, representam-no, conferindo a ele determinadas explicações que passam a dar sentido para essas experiências. Tal discussão foi realizada com base em autores como Merleau-Ponty (2018), Serpa (2019) e Gil Filho (2005), entre outros que permitem traçar a imbricação entre as experiências, percepções e representações que se constituem no cotidiano. Sendo assim, para operacionalizar a pesquisa, empregou-se as chamadas “narrativas geográficas”, uma estratégia de pesquisa própria deste estudo que permite apresentar o encontro do pesquisador com as/os participantes que constituem o fenômeno estudado. Ou seja, essa estratégia possibilita averiguar não apenas o que relatam as/os estudantes da modalidade que se disponibilizaram a participar da pesquisa mas também esse encontro do pesquisador com elas/es. A partir disso, o processo de redução fenomenológica desenvolveu-se em duas etapas que levaram a entender as experiências constituintes do “espaço universitário” da EAD. Este, por sua vez, é plasmado pelas percepções das/os estudantes ao conectarem as plataformas e outras formas de comunicação com seus cursos das mais diversas maneiras e conforma-se a partir de representações que giram em torno da discussão da qualidade da EAD em diferentes aspectos.por
dc.contributor.advisor1Costa, Benhur Pinós da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758952717155318por
dc.contributor.referee1Nogueira, Amélia Regina Batista
dc.contributor.referee2Batista, Natália Lampert
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5377045243910963por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International