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dc.contributor.advisorAcosta, Marco Aurélio de Figueiredo
dc.creatorMenezes, Nilton Cezar Rodrigues
dc.date.accessioned2023-04-10T14:32:05Z
dc.date.available2023-04-10T14:32:05Z
dc.date.issued2004-06-26
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28589
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis work, throughout eight months, had as objective, a propositive action with a dialogue between aged and the corporal activity Chinese "Tai Chi Chuan" through the solidary learning. For this dialogue, the Project of Extension "Tai Chi Chuan in the Third Age" was created that originated the group of sociability "Alive Water", where was formed an interactive environment between teacher-pupil and pupilpupil in the development of the work In this environment of lesson, they had been involved in research fifteen aged of a total of twenty and three practitioners. The lessons had become fullfilled two times per week, in tuesday and friday fairs for the part of the morning, having one hour of duration and as local of execution of activities, the Hall of the Church Ours Mrs. Salete in the city of Saint Mary. How much to the methodology of the lessons, the mixing method in Physical Education (global method x partial method) with individual and collective techniques in the learning was considered. In relation to the character of the research, we work the research-action in lower court, stops later continuing the construction of the way to the measure that this if developed to solve the problem of the aged ones not to obtain to learn the activity proposal. In the collection of data and information we use a daily one of field that we transform into field report, in it consisting the reflections on the given work Of this form, for the developed work, we neither conclude that the professor cannot be in the pseudoparticipation, the aged one in a pseudoconformation of that it is everything "ready and good" and yes that it can participate of the actions in its proper one benefits, being he himself the craftsman of its movements.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdosopor
dc.titleIdoso e Tai Chi Chuan: uma proposta promovida pela aprendizagem solidáriapor
dc.title.alternativeAged and Tai Chi Chuan: a proposal to promote for the solidary learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoEste trabalho, ao longo de oito meses, teve como objetivo, uma ação propositiva com um diálogo entre o idoso e a atividade corporal chinesa “Tai Chi Chuan” através da aprendizagem solidária. Para esse diálogo, foi criado o Projeto de Extensão ”Tai Chi Chuan na Terceira Idade” que originou o grupo de convivência “Água Viva”, onde foi formado um ambiente interativo entre professor-aluno e aluno-aluno no desenvolvimento do trabalho. Neste ambiente de aula, estiveram envolvidos na pesquisa quinze idosos de um total de vinte e três praticantes. As aulas realizaram-se duas vezes por semana, nas terças e sextas feiras pela parte da manhã, com uma hora de duração no Salão da Igreja Nossa Senhora Salete na cidade de Santa Maria/RS. Quanto à metodologia das aulas, foi proposto o método misto em Educação Física (método global x parcial) com técnicas individuais e coletivas na aprendizagem. Em relação ao caráter da pesquisa, trabalhamos a pesquisa-ação em primeira instância, para depois continuar a construção do caminho à medida que este se desenvolvia para solucionar o problema dos idosos não conseguirem aprender a atividade proposta. Na coleta de dados e informações usamos um diário de campo que transformamos em relatório de campo, nele registrado as reflexões sobre o trabalho ministrado. Desta forma, pelo trabalho desenvolvido, concluímos que o professor não pode ficar na pseudoparticipação, tampouco o idoso numa pseudoconformação de que está tudo “pronto e bom” e sim que ele pode participar das ações nas aulas em seu próprio beneficio, sendo ele mesmo o artífice de seus movimentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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