dc.contributor.advisor | Acosta, Marco Aurélio de Figueiredo | |
dc.creator | Menezes, Nilton Cezar Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T14:32:05Z | |
dc.date.available | 2023-04-10T14:32:05Z | |
dc.date.issued | 2004-06-26 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28589 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This work, throughout eight months, had as objective, a propositive action with a
dialogue between aged and the corporal activity Chinese "Tai Chi Chuan" through
the solidary learning. For this dialogue, the Project of Extension "Tai Chi Chuan in
the Third Age" was created that originated the group of sociability "Alive Water",
where was formed an interactive environment between teacher-pupil and pupilpupil
in the development of the work In this environment of lesson, they had been
involved in research fifteen aged of a total of twenty and three practitioners. The
lessons had become fullfilled two times per week, in tuesday and friday fairs for the
part of the morning, having one hour of duration and as local of execution of
activities, the Hall of the Church Ours Mrs. Salete in the city of Saint Mary. How
much to the methodology of the lessons, the mixing method in Physical Education
(global method x partial method) with individual and collective techniques in the
learning was considered. In relation to the character of the research, we work the
research-action in lower court, stops later continuing the construction of the way to
the measure that this if developed to solve the problem of the aged ones not to
obtain to learn the activity proposal. In the collection of data and information we
use a daily one of field that we transform into field report, in it consisting the
reflections on the given work Of this form, for the developed work, we neither
conclude that the professor cannot be in the pseudoparticipation, the aged one in a
pseudoconformation of that it is everything "ready and good" and yes that it can
participate of the actions in its proper one benefits, being he himself the craftsman of its movements. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Idoso | por |
dc.title | Idoso e Tai Chi Chuan: uma proposta promovida pela aprendizagem solidária | por |
dc.title.alternative | Aged and Tai Chi Chuan: a proposal to promote for the solidary learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Este trabalho, ao longo de oito meses, teve como objetivo, uma ação propositiva com um
diálogo entre o idoso e a atividade corporal chinesa “Tai Chi Chuan” através da
aprendizagem solidária. Para esse diálogo, foi criado o Projeto de Extensão ”Tai Chi Chuan
na Terceira Idade” que originou o grupo de convivência “Água Viva”, onde foi formado
um ambiente interativo entre professor-aluno e aluno-aluno no desenvolvimento do
trabalho. Neste ambiente de aula, estiveram envolvidos na pesquisa quinze idosos de um
total de vinte e três praticantes. As aulas realizaram-se duas vezes por semana, nas terças e
sextas feiras pela parte da manhã, com uma hora de duração no Salão da Igreja Nossa
Senhora Salete na cidade de Santa Maria/RS. Quanto à metodologia das aulas, foi proposto
o método misto em Educação Física (método global x parcial) com técnicas individuais e
coletivas na aprendizagem. Em relação ao caráter da pesquisa, trabalhamos a pesquisa-ação
em primeira instância, para depois continuar a construção do caminho à medida que este se
desenvolvia para solucionar o problema dos idosos não conseguirem aprender a atividade
proposta. Na coleta de dados e informações usamos um diário de campo que transformamos
em relatório de campo, nele registrado as reflexões sobre o trabalho ministrado. Desta
forma, pelo trabalho desenvolvido, concluímos que o professor não pode ficar na
pseudoparticipação, tampouco o idoso numa pseudoconformação de que está tudo “pronto e
bom” e sim que ele pode participar das ações nas aulas em seu próprio beneficio, sendo ele
mesmo o artífice de seus movimentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |