A apropriação dos pátios escolares e a importância no cotidiano de seus usuários
Visualizar/ Abrir
Data
2023-02-01Primeiro membro da banca
Alberton, Josicler Orbem
Segundo membro da banca
Felippe, Maíra Longhinotti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação de mestrado se propôs a percorrer um caminho que envolveu
diversas áreas de conhecimento, como a Arquitetura, a Psicologia Ambiental e a
Saúde. O objeto de estudo da pesquisa é o pátio escolar, um importante espaço para
a socialização da criança, um lugar de trocas, convívio, explorações e
experimentações, um subsistema de espaços livres de utilização cotidiana e coletiva.
Este trabalho consiste em uma análise da apropriação de pátios escolares por alunos,
considerando a importância para seus usuários. A pesquisa possui uma abordagem
no estudo da relação pessoa-ambiente, considerando o aporte teórico da psicologia
ambiental, e adota delineamento de métodos mistos, como visita exploratória,
observação sistemática, mapa comportamental, entrevista estruturada e
semiestruturada. A partir desses métodos foi possível caracterizar os pátios e seus
usuários. A pesquisa foi realizada em três escolas particulares de ensino fundamental
e médio do município de Santa Maria - RS, todas com pátios heterogêneos entre si,
verificando a forma de apropriação desses espaços através da análise do
comportamento do usuário em relação ao ambiente. Para realizar a avaliação, o
trabalho foi dividido em três etapas, onde a primeira consiste no desenvolvimento do
referencial teórico sobre psicologia ambiental e pátio escolar, a segunda etapa procura
levantar informações para a pesquisa de campo e a terceira são analisados os dados
das etapas anteriores. A definição amostral foi definida pela dificuldade de encontrar
escolas da rede pública com a realização de recreios nos pátios, devido a pandemia
por Covid-19. O resultado dos métodos e técnicas aplicados possibilitou compreender
as necessidades dos seus usuários e entender o processo de apropriação e nãoapropriação dos pátios escolares em diversas situações. Por meio desse
conhecimento foram propostas recomendações no sentido de ocorrer uma melhora e
maior apropriação do local e de torná-lo mais adequado para os alunos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: