A relação CEFD/escola a partir das propostas de estágio desenvolvidas nos diferentes currículos
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Data
2005-12-19Autor
Marques, Adriane dos Santos
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Essa pesquisa mostra como se deu o relacionamento entre o CEFD/UFSM e as Escolas
estaduais e municipais de Santa Maria, focando os estágios desenvolvidos, a fim de
compreender se esse relacionamento teve alguma influência no afastamento dos professores
das Escolas em relação à participação em pesquisas. Inicialmente levantaram-se dados
históricos sobre os estágios desenvolvidos nos diferentes currículos. No estágio desenvolvido
a partir de 1970 houve a inserção de estagiários na Escola (caracterizado como
APROXIMAÇÃO), os quais tinham os professores do CEFD como orientadores, não
havendo um maior envolvimento dos professores da Escola. Já, no estágio desenvolvido a
partir de 1986, os estagiários passaram a ficar sob responsabilidade dos professores da Escola,
refletindo um aumento na participação desses professores. Porém, com a abertura de outros
campos de estágio houve uma diminuição quantitativa de estagiários na Escola (período de
AFASTAMENTO). No estágio que está para ser desenvolvido em 2007, haverá um aumento
quantitativo dos estagiários na Escola (RE-APROXIMAÇÃO), embora não se tenha ainda
definido com quem ficará a orientação desse estagiário. Com a análise feita no decorrer dessa
monografia, chegou-se a conclusão de que mesmo com a inserção dos acadêmicos na Escola
não houve a aproximação entre as instituições. Esse afastamento pode refletir, entre outras
coisas, problemas em relação à aproximação e o trato do CEFD com a realidade das escolas e,
a insegurança dos professores da escola em relação aos seus próprios conhecimentos,
proporcionando o medo de serem julgados.
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