Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRonsini, Veneza Veloso Mayora
dc.creatorRodrigues, Letícia de Abreu
dc.date.accessioned2023-04-11T15:33:19Z
dc.date.available2023-04-11T15:33:19Z
dc.date.issued2007-01-17
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28616
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007.por
dc.description.abstractComo la identidad étnica y la militancia social que sirven de mediadores en la recepción de la telenovela es el problema de la investigación, que utilizó las teorías latinoamericanas de la recepción y estudios en la identidad étnica. El trabajo fue llevado a través con la recepción del telenovela Cobras e Lagartos, demostrado durante el año de 2006 para la Rede Globo, para personas que militan nel Movimiento Negro de Santa Maria. El análisis demuestra que no ha identificación con los personajes negros en la telenovela porque ellos no reflejan lo que el negro que es defendido por el movimiento social: una persona que tiene orgullo de su color, que sabe hacer frente a las situaciones del racismo y que obtiene éxito en la vida profesional por la su capacidad y esfuerzo.spa
dc.description.abstractThe aim of the present study was to analyze how ethnic identity and social militancy act as mediators on the reception of soap operas. The approach was based on Latin American reception theories and studies about ethnic identity. The study was made through an analysis on the reception of the soap opera Cobras e Lagartos (Snakes and Lizards), shown in 2006 by Globo Television Network, by members of the Black Movement in Santa Maria. The results showed that there is no identification with the black characters of the soap opera because they don’t reflect what is supported by the social movement: that is an individual who is proud of the color of his skin and knows how to face racism situations succeeding in professional life for his own competence and effort.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNegrospor
dc.subjectTelenovelapor
dc.subjectIdentidade étnicapor
dc.subjectIdentidad étnicaspa
dc.subjectBlack peopleeng
dc.subjectSoap operaeng
dc.subjectEthnic identityeng
dc.titleO negro e a mídia: recepção da telenovela por integrantes do Movimento Negro de Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationComunicação com ênfase em Comunicação Midiáticapor
dc.description.resumoComo a identidade étnica e a militância social servem de mediadores na recepção da telenovela é a problemática central da pesquisa, que se baseou nas teorias latino-americanas de recepção e estudos sobre a identidade étnica. O trabalho foi realizado através da recepção do folhetim Cobras e Lagartos, exibido durante o ano de 2006 pela Rede Globo, por integrantes do Movimento Negro de Santa Maria. A análise revela que não há identificação com os personagens negros presentes na trama porque eles não refletem o negro que é defendido pelo movimento social: uma pessoa que tem orgulho de sua cor, que sabe enfrentar as situações de racismo e que consegue sucesso na vida profissional pela sua competência e esforço.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto