Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSartori, Maria da Graça Barros
dc.creatorRossato, Paula Savegnago
dc.date.accessioned2023-04-12T12:11:26Z
dc.date.available2023-04-12T12:11:26Z
dc.date.issued2007-02-28
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28629
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Geociências, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis research was developed, became fullfilled in the Federal University of Saint Maria in the course of Specialization in Geociências, intitled as "Geography in the Initial Years of Basic Ensino", looked for to make a study to understand and to clarify as the processes occur that are involved with this thematic one. Through the document analysis as National Curricular Parameters (PCNs) and Standard Referencial de Currículo (PRC), of interviews with professors of Initial, Coordinating Years of course of Pedagogia, professors of the course of Pedagogia who give to lesson of geographic contents and heads of department of the course of Pedagogia and of bibliographies that approach the subject of the research. With the analysis of the gotten data some considerações can be made on this process. Documents PCNs and PRC very bring similar objectives for education of geography for the Initial Years of Basic Ensino revealing worried about the formation human being of the pupil, already the professors of Initial Years want to pass to its pupil information on world that the fence. The courses of Pedagogia of the UFSM prepare the professors so that they know as to give to a good lesson approaching subjects of any science and the geography professionals are worried in making with that the child perceives the importance of if having lessons of geography in the Initial Years of Basic Ensino, so that this child develops itself as a critical and conscientious human being of its real paper in the relation man-nature.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectGeographieseng
dc.subjectYears you initiateeng
dc.titleA geografia nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeGeography in the initial years of basic ensinoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGeociênciaspor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida, na Universidade Federal de Santa Maria no curso de Especialização em Geociências, intitulada como “A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, procurou fazer um estudo para entender e esclarecer como ocorrem os processos que estão envolvidos com essa temática. Através da análise de documentos como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Padrão Referencial de Currículo (PRC), de entrevistas com professores de Anos Iniciais, Coordenadores de curso de Pedagogia, professores do curso de Pedagogia que dão aula de conteúdos geográficos e chefes de departamento do curso de Pedagogia e de bibliografias que abordam o tema da pesquisa. Com a análise dos dados obtidos podem-se fazer algumas considerações sobre esse processo. Os documentos PCNs e PRC trazem objetivos muito semelhantes para o ensino de geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental mostrando-se preocupado com a formação humana do aluno, já os professores de Anos Iniciais querem passar para o seu aluno informações sobre mundo que os cerca. Os cursos de Pedagogia da UFSM preparam os professores para que eles saibam como dar uma boa aula abordando temas de qualquer ciência e os profissionais de geografia preocupam-se em fazer com que a criança perceba a importância de se ter aulas de geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para que essa criança desenvolva-se como um ser humano crítico e consciente de seu real papel na relação homem-natureza.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Geociências [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Geociências

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto