dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Moura, Katia Gilene dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T12:46:05Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T12:46:05Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28630 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atividades lúdicas | por |
dc.subject | Construção | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.title | O lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é o relatório dos resultados de uma pesquisa qualitativa, com
foco num estudo de caso e busca destacar o lúdico como elemento motivador da
aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, capaz de contribuir para
melhorar o nível de desempenho escolar.
O ser humano possui uma tendência lúdica como se refere Piaget(1998, p.
16), que é um “impulso para a ludicidade”, mas como se manifesta esta tendência ao
longo do processo de desenvolvimento?
O trabalho apresentado a seguir, oferece subsídios teóricos para nortear a
ação do educador, no sentido de compreender o papel lúdico através de jogos e
brincadeiras no processo da construção do conhecimento da criança, bem como seu
desenvolvimento.
A pesquisa apresenta elementos que possibilitam compreender mais
amplamente o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da criança através do
lúdico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |