A inclusão escolar a partir da perspectiva do professor
Resumo
Introdução: De acordo com os estudos revisados a partir da constituição de 1988 até os anos
atuais, observa-se um grande avanço das leis que asseguram o direito das pessoas com
deficiência no âmbito escolar. Entretanto, ainda que significativas, tais leis não são suficientes
para a execução de uma prática com qualidade em todas as escolas. As dificuldades para
inclusão efetiva no contexto escolar relacionam-se, em muitos casos, com uma infraestrutura
ineficiente das instituições para receber estudantes com necessidades específicas, além de
pouco investimento em capacitações e na formação dos professores para o planejamento e
organização de atividades inclusivas. Objetivo: Compreender o processo de inclusão escolar
na perspectiva dos professores. Métodos: Este estudo contou com uma metodologia qualitativa,
utilizando como técnica de coleta de dados um questionário eletrônico que foi enviado para todos os profissionais da instituição com a intenção de obter maior número de respostas,
entretanto, contou-se com a participação de três professores. A coleta de dados foi realizada de
abril a agosto de 2020 sendo analisadas por meio da analise de conteúdo. Resultados:
Os resultados foram singulares diante as experiências de cada profissional, entretanto,
observou-se certa expectativa e incerteza por parte dos professores quando se fala na inclusão
escolar e o grande desafio que é trabalhar com a perspectiva da heterogeneidade. Conclusão:
Por meio deste estudo, pode-se entender a percepção dos profissionais relacionados a inclusão
escolar, divididos entre dificuldades e possibilidades de um ensino sem barreiras. Constata-se
uma mudança significativa na maneira como estes professores compreendem e acreditam na
inclusão escolar, fortalecendo e apoiando as pessoas com deficiência.