O brincar na intervenção da terapia ocupacional nas rotinas hospitalares
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Data
2023-03-17Autor
Carvalho, Maiara Urbanetto Nogueira de
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A hospitalização causa quebra no cotidiano e nos hábitos de qualquer paciente, no entanto, com
as crianças, deve-se compreender que a capacidade de entendimento acerca do vivido causam
dificuldades que podem interferir no tempo de internação, podendo causar agressividade ou
passividade, medo, depressão que podem afetar diretamente na sua recuperação. Este estudo
objetiva descrever o trabalho realizado pelo profissional residente, Terapeuta Ocupacional(
TO), através do brincar com crianças internadas, em um centro de tratamento de câncer em uma
cidade do Rio Grande do Sul. Trata-se do relato de experiências vividas em dois atendimentos
específicos que, exemplificam como foi a atuação da residente utilizando o brincar, como
recurso terapêutico para auxiliar nas demandas que a rotina hospitalar causa na criança
internada. O primeiro momento se refere a dificuldade que surgiu com a alimentação da criança
e as estratégias de intervenção. O segundo momento foi a utilização do brinquedo para auxiliar
a criança na compreensão das intervenções realizadas no dia a dia da internação e a utilização
do lúdico, facilitando como por exemplo a troca de fraldas. A intervenção da residente TO, em
ambos os momentos, foi relatada de modo a mostrar como sua atuação contribui para que os
sentimentos negativos e as perdas causadas pela rotina hospitalar sejam trabalhadas de forma a
facilitar no desenvolvimento do fazer pelo brincar. Através do lúdico a criança brincou com as
atividades do dia a dia para compreender sua rotina, conseguiu se alimentar e aceitou colocar
sua fralda, isso por meio das atividades elaboradas por meio expertise de núcleo da TO.
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