dc.contributor.advisor | Finkler, Lirene | |
dc.creator | Schindler, Laura Moreira | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T12:49:08Z | |
dc.date.available | 2023-04-17T12:49:08Z | |
dc.date.issued | 2023-03-17 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28705 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze, in the scientific literature, what has been produced and how
the issue of effective communication and reception of pregnant women in the quality of
prenatal care has been problematized. Prenatal care has an educational and social purpose, it
aims to create bonds and accountability with users, thus expanding and promoting the
effectiveness of health actions and the well-being of pregnant women, their children and their
families. families. This study used an integrative literature review as a research method. The
SciELO, Lilacs and BDENF databases were used, with the descriptors: embracement,
assistance, prenatal care and communication. Initially, 124 studies were identified, after
reading and based on the inclusion and exclusion criteria, leaving 08 articles that were
considered relevant for this integrative review. In the selected material, it was evidenced that
prenatal care is an action carried out mainly in primary care and is directly related to the
health levels of the mother-baby binomial. It’s a time for clarification of doubts, exchange of
experiences, knowledge and understanding of pregnancy. Most pregnant women undergo their
prenatal care in the basic health network and it is the nurse who usually identifies the pregnant
woman, initiates care, and plays an important role in prevention and health promotion.
Finally, in addition to the bond and delivery of the health professional to the pregnant woman,
it’s important that he evaluates the educational process and finds ways for this process to
progress. This study concludes that there are strengths and weaknesses in nursing care during
the prenatal and postpartum period. The affectivity in the relationship between the
professional and the pregnant woman is extremely important, as the professional nurse is the
main reference of care for the pregnant woman, since she is responsible for health promotion
and prevention activities and performs the primary bond of assistance, being a challenge for
the nursing team that makes the closest contact with this maternal phase and the beginning of
a new life. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pré-natal | por |
dc.subject | Acolhimento | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Prenatal | eng |
dc.subject | Reception | por |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Nursing | eng |
dc.title | O cuidado na atenção primária em saúde: a importância da comunicação efetiva e do acolhimento à gestante durante o pré-natal | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar, na literatura científica, o que vem sendo
produzido e como vem sendo problematizada a questão da comunicação efetiva e do
acolhimento à gestante na qualidade do pré-natal. O acolhimento no pré-natal tem a finalidade
educacional e social, visa criar vínculos e responsabilização com os/as usuários/as, assim,
ampliando e promovendo a eficácia das ações de saúde e o bem estar das gestantes, dos seus
filhos e de suas famílias. Este estudo utilizou-se de uma revisão integrativa de literatura como
método de pesquisa. Utilizou-se as bases de dados SciELO, Lilacs e BDENF, com os
descritores: acolhimento, assistência, pré-natal e comunicação. Foram identificados
inicialmente 124 estudos, após leitura e com base nos critérios de inclusão e de exclusão,
restando 08 artigos que foram considerados relevantes para esta revisão integrativa. No
material selecionado evidenciou-se que o acolhimento no pré-natal é uma ação realizada,
principalmente, na atenção primária e está diretamente relacionada com os níveis de saúde do
binômio mãe-bebê. É um momento para esclarecimento de dúvidas, troca de experiências,
conhecimentos e compreensão da gestação. A maioria das gestantes realiza seu
acompanhamento pré-natal na rede básica de saúde e é o/a enfermeiro/a que normalmente
identifica a gestante, inicia os atendimentos, e tem um papel importante na prevenção e
promoção da saúde. Por fim, além do vínculo e entrega do profissional de saúde para com a
gestante, é importante que o mesmo faça avaliações sobre o processo educativo e encontre
formas para que esse processo possa progredir. Conclui-se com este estudo que existem
potencialidades e fragilidades no acolhimento da enfermagem durante o pré-natal e puerpério.
É de extrema importância a afetividade no relacionamento entre o profissional e a gestante,
pois o profissional enfermeiro apresenta-se como a principal referência de cuidado para a
gestante, uma vez que é responsável por atividades de promoção e prevenção de saúde e
realiza o vínculo primário de assistência, sendo um desafio para a equipe de enfermagem que
realiza o contato mais próximo a essa fase materna e início de uma nova vida. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |