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dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.contributor.advisorBisconsini, Danilo
dc.creatorWilles, João Pedro Nunes
dc.date.accessioned2023-04-17T16:19:24Z
dc.date.available2023-04-17T16:19:24Z
dc.date.issued2023-03-17
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28714
dc.description.abstractThis research presents an analysis based on field research and data collection on the subjective perception of user comfort inside municipal public transport vehicles on the paths from street Vale Machado to UFSM and also from UFSM to street Vale Machado. The routes were chosen because it is one of the main ones in the city of Santa Maria-RS, since a large number of academics use this means of transportation to attend the university. The functional evaluation of pavements is a complex methodology that requires great technical dedication and mobilization of equipment for the field in order to be carried out properly. This condition also brings with it a high cost and long-term planning, since for the IRI survey, for example, it is necessary that an escort from the municipal transit department be activated in order to obtain reliable results in the surveys with the inertial profilometer. Given this premise, the purpose of this work is to evaluate the possibility of using user satisfaction collection systems to measure the quality of the road in a more simplified method, correlating it with the comfort generated for the passenger. For this, the methodology that stood out was the CSAT, called Customer Satisfaction Score, which can be applied using digital forms in order to facilitate the collection and bring greater practicality. The results obtained in the CSAT collection were also compared with vertical accelerations measured with the help of smartphones to verify their correlation and also explain phenomena such as the discrepancy of results depending on the position in which the passenger is in the vehicle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectíndice de irregularidade longitudinalpor
dc.subjectpercepção de conforto subjetivapor
dc.subjectCSAT de pavimentospor
dc.subjectanálise de satisfação de pavimentospor
dc.subjectconforto no transporte públicopor
dc.subjectconforto vibracionalpor
dc.subjectcorrelação IRI com conforto do usuáriopor
dc.subjectirregularity indexeng
dc.subjectsubjective perception of comfort in public transporteng
dc.subjectCSAT for pavementseng
dc.subjectpavements satisfaction analysiseng
dc.subjectcomfort in public transporteng
dc.subjectvibrational comforteng
dc.subjectIRI correlation with user comforteng
dc.titleConfronto entre o IRI e a percepção de conforto dos usuários do transporte coletivo durante o percurso que atende à UFSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise baseada em pesquisa de campo e coleta de dados sobre a percepção subjetiva de conforto do usuário dentro de veículos do transporte público municipal nos trajetos da rua Vale Machado até a UFSM e também da UFSM até a rua Vale Machado. O trajeto foi escolhido pois é um dos principais do município de Santa Maria-RS visto que uma grande quantidade de acadêmicos utiliza desse meio de locomoção para frequentar a universidade. A avaliação funcional de pavimentos é uma metodologia complexa e que exige grande dedicação técnica e mobilização de equipamentos para campo para que seja feita da maneira apropriada. Essa condição também traz consigo um custo elevado e um planejamento a longo prazo uma vez que para o levantamento do IRI, por exemplo, é necessário que uma escolta do departamento de trânsito municipal seja acionada para que obtenha-se resultados confiáveis nos levantamentos com o perfilômetro inercial. Diante dessa premissa, a proposta desse trabalho é avaliar a possibilidade de utilizar de sistemas de coleta de satisfação do usuário para medir de forma mais simplificada a qualidade da via correlacionando-a com o conforto gerado ao passageiro. Para isso, a metodologia que se destacou foi o CSAT, denominada Customer Satisfaction Score que pode ser aplicada utilizando de formulários digitais com o intuito de facilitar a coleta e trazer maior praticidade. Os resultados obtidos na coleta CSAT também foram comparados com acelerações verticais medidas com o auxílio de smartphones para verificar a sua correlação e também explicar fenômenos como a discrepância de resultados dependendo da posição em que o passageiro se encontra no veículo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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