dc.contributor.advisor | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.contributor.advisor | Bisconsini, Danilo | |
dc.creator | Willes, João Pedro Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T16:19:24Z | |
dc.date.available | 2023-04-17T16:19:24Z | |
dc.date.issued | 2023-03-17 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28714 | |
dc.description.abstract | This research presents an analysis based on field research and data collection on the subjective perception of user comfort inside municipal public transport vehicles on the paths from street Vale Machado to UFSM and also from UFSM to street Vale Machado. The routes were chosen because it is one of the main ones in the city of Santa Maria-RS, since a large number of academics use this means of transportation to attend the university. The functional evaluation of pavements is a complex methodology that requires great technical dedication and mobilization of equipment for the field in order to be carried out properly. This condition also brings with it a high cost and long-term planning, since for the IRI survey, for example, it is necessary that an escort from the municipal transit department be activated in order to obtain reliable results in the surveys with the inertial profilometer.
Given this premise, the purpose of this work is to evaluate the possibility of using user satisfaction collection systems to measure the quality of the road in a more simplified method, correlating it with the comfort generated for the passenger. For this, the methodology that stood out was the CSAT, called Customer Satisfaction Score, which can be applied using digital forms in order to facilitate the collection and bring greater practicality.
The results obtained in the CSAT collection were also compared with vertical accelerations measured with the help of smartphones to verify their correlation and also explain phenomena such as the discrepancy of results depending on the position in which the passenger is in the vehicle. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | índice de irregularidade longitudinal | por |
dc.subject | percepção de conforto subjetiva | por |
dc.subject | CSAT de pavimentos | por |
dc.subject | análise de satisfação de pavimentos | por |
dc.subject | conforto no transporte público | por |
dc.subject | conforto vibracional | por |
dc.subject | correlação IRI com conforto do usuário | por |
dc.subject | irregularity index | eng |
dc.subject | subjective perception of comfort in public transport | eng |
dc.subject | CSAT for pavements | eng |
dc.subject | pavements satisfaction analysis | eng |
dc.subject | comfort in public transport | eng |
dc.subject | vibrational comfort | eng |
dc.subject | IRI correlation with user comfort | eng |
dc.title | Confronto entre o IRI e a percepção de conforto dos usuários do transporte coletivo durante o percurso que atende à UFSM | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise baseada em pesquisa de campo e coleta de dados sobre a percepção subjetiva de conforto do usuário dentro de veículos do transporte público municipal nos trajetos da rua Vale Machado até a UFSM e também da UFSM até a rua Vale Machado. O trajeto foi escolhido pois é um dos principais do município de Santa Maria-RS visto que uma grande quantidade de acadêmicos utiliza desse meio de locomoção para frequentar a universidade. A avaliação funcional de pavimentos é uma metodologia complexa e que exige grande dedicação técnica e mobilização de equipamentos para campo para que seja feita da maneira apropriada. Essa condição também traz consigo um custo elevado e um planejamento a longo prazo uma vez que para o levantamento do IRI, por exemplo, é necessário que uma escolta do departamento de trânsito municipal seja acionada para que obtenha-se resultados confiáveis nos levantamentos com o perfilômetro inercial.
Diante dessa premissa, a proposta desse trabalho é avaliar a possibilidade de utilizar de sistemas de coleta de satisfação do usuário para medir de forma mais simplificada a qualidade da via correlacionando-a com o conforto gerado ao passageiro. Para isso, a metodologia que se destacou foi o CSAT, denominada Customer Satisfaction Score que pode ser aplicada utilizando de formulários digitais com o intuito de facilitar a coleta e trazer maior praticidade.
Os resultados obtidos na coleta CSAT também foram comparados com acelerações verticais medidas com o auxílio de smartphones para verificar a sua correlação e também explicar fenômenos como a discrepância de resultados dependendo da posição em que o passageiro se encontra no veículo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |