Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRonsini, Veneza Veloso Mayora
dc.creatorMoraginski, Adriana Rigo
dc.date.accessioned2023-04-19T14:15:43Z
dc.date.available2023-04-19T14:15:43Z
dc.date.issued2007-02
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28748
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present study tries to analyze the female audience, from popular classes, of the Radio Program “Ponto e Contra Ponto”, of the Northwest Radio Station (AM), from Santa Rosa. The study searches for the understanding of the informative and journalistic features of the Program, from the popular classes female audience, through the following questioning: Why do the women identify themselves with the speaker and the subjects dealt with? It is also aimed the analysis of the relation between the female audience and the informative feature of the program as well as to verify the relations between the household space and the female audience from the class at stage. The methodology used was the case study, and, as a data collecting technique, interviews were done with four women from popular classes, where were verified that the Radio reaffirms their moral values_ to be an honest woman, take care of the house, educate the children, obey the husband. It represents a means of reference for the conformation of the investigated women’s world view. It is a respected means of communication and the relevant position of the speaker legitimates the male gender authority.eng
dc.description.abstracty Contra Ponto, de la Radio Noroeste AM, de Santa Rosa. El estudio recogió comprender el carácter informativo/periodístico del programa, a partir de la audiencia femenina de clase popular, a través del cuestionamiento: por qué las mujeres se identifican con el locutor y con los asuntos tratados? También objetivó el análisis de la relación de la audiencia femenina con el carácter informativo del programa y verificar las relaciones entre el espacio doméstico y la audiencia femenina de la clase en cuestión. La metodología utilizada fue el Estudo de Caso, y, como un dato que reúne la técnica, las entrevistas fueron hechas con cuatro mujeres de clases populares, dónde fueron verificados que la Radio reafirma sus valores morales_ ser una mujer honesta, cuide de la casa, educa a los niños, obedece al marido. Representa un medio de la referencia para el conformation de la visión del mundo de las mujeres investigadas. Es un medio respetado de comunicación y la posición de destaque del locutor legitima la autoridad masculina del género.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRádiopor
dc.subjectAudiência femininapor
dc.subjectClasses popularespor
dc.subjectRadioeng
dc.subjectFemale audienceeng
dc.subjectPopular classeseng
dc.subjectAudiencia femeninaspa
dc.subjectClases popularesspa
dc.titleEstudo da audiência feminina de classe popular do Programa Ponto e Contra Pontopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationComunicação com ênfase em Comunicação Midiáticapor
dc.description.resumoO presente trabalho procura analisar a audiência feminina, de classe popular, do Programa Ponto e Contra Ponto, da Rádio Noroeste AM, de Santa Rosa. O estudo busca a compreensão do caráter informativo/jornalístico do programa, a partir da audiência feminina de classe popular, através do questionamento: por que as mulheres se identificam com o locutor e com os assuntos tratados? Objetiva também a análise da relação da audiência feminina com o caráter informativo do programa e verificar as relações entre o espaço doméstico e a audiência feminina da classe em questão. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso e, como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com quatro mulheres de classe popular, onde se constatou que o rádio reafirma os seus valores morais – ser a mulher correta, cuidar da casa, educar os filhos, obedecer ao marido. Representa uma mediação de referência para a conformação da visão de mundo das mulheres investigadas. É meio de comunicação prestigiado e a posição de destaque do locutor legitima a autoridade do gênero masculino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto