Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBalieiro, Fernando Figueiredo
dc.creatorStack, Daniel da Silva
dc.date.accessioned2023-04-19T14:52:44Z
dc.date.available2023-04-19T14:52:44Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.date.submitted2023-01-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28753
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2023por
dc.description.abstractThe purpose of this article is to carry out a bibliographical review on relationship apps, for this, it is considered the centrality of Eva Illouz's work, which investigates affective relationships crossing themes such as love, capitalism and mobile technologies. Together, the Brazilian bibliography dedicated to the subject will be analyzed, the works of Richard Miskolci (2017), Larissa Pelúcio (2017) and Lígia Baruch de Figueiredo (2016) were selected to comparatively analyze the social transformations in the affective field. The selected works stand out for their affinity with the theme and for establishing a dialogue with each other, using discussions about the digital already consolidated in the field. Technological advances and the emergence of the internet impacted the construction of affective relationships, Illouz (2011) states that from the eighties onwards, a specialized language for affective relationships began to be produced that was incorporated into commercial segments such as self-help books, programs aimed at solving love problems, magazines that taught tips to build affective relationships, among others. The emergence of this niche of products made investment in this sector extremely profitable over the years, the author perceives affectivity as a field of disputes between commercial, academic, health, pharmacology and pornography sectors. With the rise of dating sites and apps, affective relationships have changed and started to incorporate a market perspective, resulting in what Illouz (2011) calls affective capitalism. The new economy of desire is a concept developed by Richard Miskolci (2014) that exposes the changes in the construction of relationships where sex, affection and love are related to sociotechnical transformations that establish a new geography for affective and sexual encounters, marked by the Anonymous, no-strings-attached sex. When analyzing the construction of affective relationships, aspects that define the sexual search stand out, making it possible to visualize the construction of a dominant sexual capital, where users who are closer to this ideal are more desired within this segment, on the other hand, the subjects who Those who distance themselves from this model face scarcity and frustration in the constitution of online relationships, which exposes how unequal the affection market is.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectAmorpor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectNova economia do desejopor
dc.subjectAplicativospor
dc.subjectLoveeng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectNew economy of desireeng
dc.subjectAppseng
dc.titleA regulação do sexo e gênero na era digital: uma contribuição da bibliografia brasileira a respeito de aplicativos de relacionamentopor
dc.title.alternativeThe regulathion of sex and gender in the digitalage: a contribution of the brazilian bibliography regarding relationship aplicationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Ciências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é realizar uma revisão bibliográfica sobre aplicativos de relacionamento, para isso, considera-se a centralidade do trabalho da Eva Illouz, que investiga as relações afetivas cruzando temas como amor, capitalismo e tecnologias móveis. Em conjunto será analisada a bibliografia brasileira dedicada ao tema, foram selecionadas as obras de Richard Miskolci (2017), Larissa Pelúcio (2017) e Lígia Baruch de Figueiredo (2016) para analisar de maneira comparativa as transformações sociais no campo afetivo. As obras selecionadas se destacam pela afinidade com o tema e por estabelecerem um diálogo entre si, utilizando discussões sobre o digital já consolidadas no campo. Os avanços tecnológicos e o surgimento da internet impactaram a construção das relações afetivas, Illouz (2011) afirma que a partir da década de oitenta se passou a produzir uma linguagem especializada para as relações afetivas que foi incorporada dentro de segmentos comerciais como livros de autoajuda, programas destinados a resolver problemas amorosos, revistas que ensinavam dicas para construir relações afetivas entre outros. O surgimento desse nicho de produtos tornou o investimento nesse setor extremamente lucrativo com o passar dos anos, a autora percebe a afetividade como um campo de disputas entre segmentos comerciais, acadêmicos, vinculados à saúde, a farmacologia e a pornografia. Com a ascensão de sites e aplicativos de relacionamento, as relações afetivas se alteraram e passaram a incorporar uma ótica de mercado, resultando no que Illouz (2011) denomina de capitalismo afetivo. A nova economia do desejo é um conceito desenvolvido por Richard Miskolci (2014) que expõe as mudanças na construção das relações onde o sexo, afeto e o amor estão relacionados as transformações sóciotecnicas que estabelecem uma nova geografia para os encontros afetivos e sexuais, marcada pelo sexo anônimo e sem compromisso. Ao analisar a construção das relações afetivas se sobressai aspectos que definem a busca sexual, sendo possível visualizar a construção de um capital sexual dominante, onde os usuários que estão mais próximos desse ideal são mais desejados dentro desse segmento, em contrapartida, os sujeitos que se distanciam desse modelo enfrentam uma escassez e frustração na constituição das relações online o que expõe como o mercado dos afetos é desigual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto