Educação e neoliberalismo: a precarização do trabalho docente em escolas privadas de Santa Maria - RS
Resumo
Os investimentos privados na educação têm se ampliado nas últimas décadas. Trata-se de um
mercado rentável e competitivo, sobretudo no cenário crítico trazido pela pandemia da
Covid-19. Neste sentido, a adoção dos paradigmas neoliberais de gestão por parte das escolas
se mostra uma estratégia com fortes impactos na atuação dos professores e professoras da
educação básica. O presente estudo tem por objetivo compreender em que medida as
iniciativas tipicamente neoliberais adotadas por estas instituições se refletem no trabalho
docente dentro delas. Para tanto, o presente estudo realizou entrevistas semiestruturadas com
professores(as) que atuam em escolas privadas na cidade de Santa Maria - RS. Os resultados
obtidos apontam para a sobrecarga laboral da classe docente, especialmente durante o ensino
remoto. Igualmente, destaca-se o processo de subjetivação neoliberal que tem se ampliado
junto à categoria, produzindo, apesar das críticas, uma certa naturalização da intensificação da
jornada de trabalho. A instabilidade dos vínculos contratuais, a ampliação e a intensificação
da jornada laboral, junto às demandas das famílias e da gestão escolar tem contribuído para a
crescente mecanização do trabalho dos(as) professores(as).
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