dc.contributor.advisor | Sandalowski, Mari Cleise | |
dc.creator | Costa, Rogéria Tavares da | |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T11:43:38Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T11:43:38Z | |
dc.date.issued | 2022-01-30 | |
dc.date.submitted | 2022-01-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28786 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This exploratory research has the general objective of identifying the implications of
the coronavirus pandemic regarding the absence/permanence of students from public and
private schools in the city of Santa Maria in the post-pandemic period. One of the specific
objectives of the research is to identify how much the coronavirus pandemic interfered with
the stay of boys and girls, taking into account the following categories; social class, race/color
and gender, that is, intersectionality is a relevant factor for the present research whose
research problem is the following question: do young students from Santa Maria have gender
and color during the pandemic? For this purpose, a cut was made between the years 2019 and
2022 with the intention of observing the enrollment of students in the aforementioned period
and from the data collection, identifying the profile of the student community that remains or
is excluded from the school space, taking into account income, color/race and gender. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | evasão | por |
dc.subject | ensino médio | por |
dc.subject | interseccionalidade | por |
dc.subject | raça/cor | por |
dc.subject | gênero | por |
dc.subject | desigualdades | por |
dc.subject | Evasion | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Intersectionality | eng |
dc.subject | Race/color | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Inequalities | por |
dc.title | Pós-pandemia e evasão escolar: um estudo sobre ausência/permanência dos estudantes das escolas públicas e privadas do ensino médio da cidade de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | Post-pandem and school dropout: a study on the absence/permanence of students in public and private high school in the city of Santa Maria Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de caráter exploratório tem como objetivo geral identificar as
implicações da pandemia do coronavírus quanto à ausência/ permanência de estudantes das
escolas públicas e privadas da cidade de Santa Maria no período pós- pandêmico. Um dos
objetivos específicos da pesquisa é identificar o quanto a pandemia do coronavírus interferiu
na permanência de meninos e menina no ensino médio levando em consideração as seguintes
categorias: classe social, raça/cor e gênero, ou seja, a interseccionalidade é um fator relevante
para a presente pesquisa que tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: no
período pós- pandêmicos jovens estudantes de Santa Maria têm classe, gênero e raça/cor?
Para tanto se fez recorte entre os anos de 2019 e 2022 com a intenção de observar as
matrículas dos estudantes do período citado e a partir do levantamento dos dados identificar o
perfil da comunidade estudantil que permanece ou se está excluída do espaço escolar, levando
em consideração renda, cor/raça e gênero. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |