dc.creator | Marschner, Paulo Fernando | |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T15:51:32Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T15:51:32Z | |
dc.date.issued | 2023-03-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28795 | |
dc.description.abstract | The close connection between information and the price of an asset has long been discussed in
the financial literature. In order for information to be incorporated into the asset price, investors
must pay sufficient attention to the market. However, individuals have scarce cognitive
abilities, and since there is a large amount of information, they tend to be selective and pay
limited attention to their choices. So, investor attention should play an important role in capital
markets. This relationship is potentially affected by the economic, cultural and regulatory
characteristics of the markets, and by the existing informational advantages between local and
non-local investors. Given this context, the objective of this research is to detect and measure
how the attention of investors, with different levels of informational advantage (local and nonlocal), impacts return, volatility and trading volume, in capital markets of countries emerging
and developed. To this end, closing price and volume data were collected from the main stock
exchange indices for ten developed markets (Germany, Canada, Spain, United States, France,
Holland, Italy, Japan, United Kingdom and Switzerland) and ten emerging markets. (South
Africa, Brazil, China, India, Indonesia, Malaysia, Mexico, Pakistan, Russia and Turkey). To
construct measures of local and non-local investor attention, Google Trends search volume was
used, which tracks the volume of queries for each term/word during a given period of time and
geographic location. The collection period was from January 2017 to December 2021 for the
main models, and from January 2015 to December 2019 for the robustness tests. Based on these
data, the characteristics of each variable were examined and a Panel vector autoregression
model was used in six panels. From these, causal relationships and temporal precedence were
estimated, impulse response functions and variance decompositions were generated to
determine the impact of investor attention on return, volatility and trading volume. The
empirical evidence found converges with the investor recognition hypothesis and indicated that
local and foreign attention measures significantly affected return, volatility and abnormal
trading volume. As far as market development is concerned, it has been found that stock
exchanges in developed markets are more responsive to attention than those in emerging
markets. The results also showed that it is not possible to attribute an informational advantage
to local investors in relation to non-local ones. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atenção do investidor | por |
dc.subject | Mercado de capitais | por |
dc.subject | Eficiência informacional | por |
dc.subject | Investor attention | eng |
dc.subject | Stock market | eng |
dc.subject | Informational efficiency | eng |
dc.title | Atenção do investidor e o comportamento dos mercados acionários | por |
dc.title.alternative | Investor attention and the behavior of stock markets | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A estreita ligação entre a informação e o preço de um ativo é há muito tempo abordada na
literatura financeira. Para que a informação seja incorporada ao preço do ativo, os investidores
devem prestar atenção suficiente ao mercado. Entretanto, os indivíduos têm habilidades
cognitivas escassas, e como há uma grande quantidade de informações, tendem a ser seletivos
e dedicar uma atenção limitada às suas escolhas. Logo, a atenção do investidor deve
desempenhar um papel importante nos mercados de capitais. Essa relação é potencialmente
afetada pelas características econômicas, culturais e regulatórias dos mercados, e pelas
vantagens informacionais existentes entre investidores locais e não-locais. Dado esse contexto,
o objetivo dessa pesquisa foi detectar e mensurar como a atenção de investidores, com
diferentes níveis de vantagem informacional (locais e não-locais), impacta o retorno, a
volatilidade e o volume de negociação, em mercados de capitais de países emergentes e
desenvolvidos. Para tal, foram coletados dados de preço de fechamento e volume dos principais
índices das bolsas de valores para dez mercados desenvolvidos (Alemanha, Canadá, Espanha,
Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suíça) e dez mercados
emergentes (África do Sul, Brasil, China, Índia Indonésia, Malásia, México, Paquistão, Rússia
e Turquia). Para construir as medidas de atenção local e não-local do investidor, foi utilizado o
volume de buscas no Google Trends que rastreia o volume de consultas para cada termo/palavra
durante um determinado período de tempo e uma localização geográfica. O período de coleta
foi de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 para os modelos principais, e de janeiro de 2015 a
dezembro de 2019 para os testes de robustez. A partir desses dados foram examinadas as
características de cada variável e empregado um modelo Panel vector autorregression em seis
painéis. A partir destes foram estimadas as relações de causa e precedência temporal, geradas
funções de resposta a impulso e decomposições de variância para determinar o impacto da
atenção do investidor sobre o retorno, a volatilidade e o volume de negociação. As evidências
empíricas encontradas convergem com a hipótese de reconhecimento do investidor e indicaram
que as medidas de atenção local e estrangeira afetaram significativamente o retorno, a
volatilidade e o volume anormal de negócios. No que tange ao desenvolvimento dos mercados,
foi verificado que as bolsas de valores nos mercados desenvolvidos reagem mais a atenção do
que as dos mercados emergentes. Os resultados ainda evidenciaram que não é possível atribuir
uma vantagem informacional dos investidores locais em relação aos não-locais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ceretta, Paulo Sergio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3049029014914257 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Adriano Mendonça | |
dc.contributor.referee2 | Ambrozini, Marcelo Augusto | |
dc.contributor.referee3 | Ende, Marta Von | |
dc.contributor.referee4 | Pimenta Júnior, Tabajara | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1245982332405570 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |