Gestão educacional e o ensino na era digital: por uma formação integrada
Resumen
O presente trabalho objetiva investigar o uso pedagógico da informática e, mais especificamente, da internet na ampliação da formação do professor/gestor, por intermédio da interdisciplinariedade. As referências teórico-práticas buscam tematizar as possibilidades de configurar a internet como espaço formativo, o que proporciona o desenrolar de um ciclo de trabalho interativo. Para a realização deste trabalho, buscou-se apoio na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento encontros pedagógicos com professores e alunos da Escola Particular de Educação Profissional no Curso Técnico de Informática, localizada em um município da região central do Rio Grande do Sul, além da revisão bibliográfica e aplicação de questionários. A fundamentação teórica aborda a informática na educação, sua utilização formativa como ferramenta de ensino e de aprendizagem, aspectos que vêm a promover um trabalho de gestores em equipe participativa. Sendo assim, mais que uma tecnologia de pesquisa e comunicação, a internet efetiva-se como ferramenta de auxílio ao professor/gestor no empreendimento de suas atividades educativas, o que repercute na formação do aluno em termos de criatividade e de criticidade. Para que isso aconteça, de fato, é necessário que o professor/gestor assuma o papel de mediador na interação com a comunidade escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1014]