dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Rossato, Josiane | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T14:38:19Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T14:38:19Z | |
dc.date.issued | 2007-01-31 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28804 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The Environmental Education has the task to define values and motivations that lead
the standards of preservation behavior and improvement of the environment. In this
direction, I consider that the biggest challenge that is placed for the Environmental
Education is to give to account of the understanding of the complexity man-nature.
With the objective of to find out conception/representation of participants of formal
education regarding the environment problems, two workshops on subjects related to
the environment had been implemented. Moreover, they had been proportionate
moments of participation and learning and to exactly was verified the importance of
the workshops as pedagogical instrument, aiming at a dialogue between the
participants and relating the subjects with the partner-environmental context where
we are inserted. As much the academics of the Course of Biological Sciences how
much the pupils of Basic Education had presented similar conceptions with relation to
the environment problems. However, the first ones believe that proper they can
become the "rescuers of the planet" through its research and beliefs in the power of
science. On the other hand, the others if do not insert in the partner-environmental
context as collaborating of the process of degradation and as possible operating in
the preservation of the environment. Moreover, any relation between the environment
and social problems was not mentioned in no group. In this direction, the fragmented
notion is evidenced that is passed through the resumes and of the media which use a
naturalistic and anthropocentric boarding of the environment. An environmental
education becomes necessary that makes possible the construction of a
representation of complex environment, which makes possible the pupil to acquire a
global conscience of the relative questions to the way, so that then positions
sharpened with referring values are assumed its protection and improvement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Oficinas pedagógicas | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Environment education | eng |
dc.subject | Pedagogical workshops | eng |
dc.subject | Social representations | eng |
dc.title | Representações de estudantes sobre questões ambientais | por |
dc.title.alternative | Representations of students on ambient questions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental tem a tarefa de definir valores e motivações que conduzam a
padrões de comportamento de preservação e melhoria do meio ambiente. Nesse sentido,
considero que o maior desafio que está colocado para a Educação Ambiental é dar conta da
compreensão da complexidade homem-natureza. Com o objetivo de mapear
concepções/representações de participantes do ensino formal a respeito dos problemas
ambientais, foram implementadas duas oficinas sobre assuntos relacionados ao meio
ambiente, com uma abordagem contextualizada. Além disso, foram proporcionados
momentos de participação e aprendizado e ao mesmo foi verificado a importância das
oficinas como instrumento pedagógico, visando um diálogo entre os participantes e
relacionando os temas com o contexto sócio-ambiental em que estamos inseridos. Tanto os
acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas quanto os alunos do Ensino Fundamental
apresentaram concepções semelhantes com relação aos problemas ambientais. No entanto,
os primeiros acreditam que eles próprios podem se tornar os “salvadores do planeta”
através de suas pesquisas e crenças no poder da ciência. Em contrapartida, os outros não
se inserem no contexto sócio-ambiental como colaboradores do processo de degradação e
como possíveis atuantes na preservação do meio ambiente. Além disso, não foi mencionado
em nenhuma turma qualquer relação entre os problemas ambientais e sociais. Nesse
sentido, é evidenciada a noção fragmentada e descontextualizada que é passada através
dos currículos e da mídia os quais utilizam uma abordagem naturalista e antropocêntrica do
meio ambiente. Faz-se necessária uma educação ambiental que possibilite a construção de
uma representação de meio ambiente globalizante, a qual possibilita ao aluno adquirir uma
consciência global das questões relativas ao meio, para que então se assumam posições
afinadas com valores referentes a sua proteção e melhoria. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |