Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorRossato, Josiane
dc.date.accessioned2023-04-25T14:38:19Z
dc.date.available2023-04-25T14:38:19Z
dc.date.issued2007-01-31
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28804
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe Environmental Education has the task to define values and motivations that lead the standards of preservation behavior and improvement of the environment. In this direction, I consider that the biggest challenge that is placed for the Environmental Education is to give to account of the understanding of the complexity man-nature. With the objective of to find out conception/representation of participants of formal education regarding the environment problems, two workshops on subjects related to the environment had been implemented. Moreover, they had been proportionate moments of participation and learning and to exactly was verified the importance of the workshops as pedagogical instrument, aiming at a dialogue between the participants and relating the subjects with the partner-environmental context where we are inserted. As much the academics of the Course of Biological Sciences how much the pupils of Basic Education had presented similar conceptions with relation to the environment problems. However, the first ones believe that proper they can become the "rescuers of the planet" through its research and beliefs in the power of science. On the other hand, the others if do not insert in the partner-environmental context as collaborating of the process of degradation and as possible operating in the preservation of the environment. Moreover, any relation between the environment and social problems was not mentioned in no group. In this direction, the fragmented notion is evidenced that is passed through the resumes and of the media which use a naturalistic and anthropocentric boarding of the environment. An environmental education becomes necessary that makes possible the construction of a representation of complex environment, which makes possible the pupil to acquire a global conscience of the relative questions to the way, so that then positions sharpened with referring values are assumed its protection and improvement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectOficinas pedagógicaspor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectEnvironment educationeng
dc.subjectPedagogical workshopseng
dc.subjectSocial representationseng
dc.titleRepresentações de estudantes sobre questões ambientaispor
dc.title.alternativeRepresentations of students on ambient questionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA Educação Ambiental tem a tarefa de definir valores e motivações que conduzam a padrões de comportamento de preservação e melhoria do meio ambiente. Nesse sentido, considero que o maior desafio que está colocado para a Educação Ambiental é dar conta da compreensão da complexidade homem-natureza. Com o objetivo de mapear concepções/representações de participantes do ensino formal a respeito dos problemas ambientais, foram implementadas duas oficinas sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, com uma abordagem contextualizada. Além disso, foram proporcionados momentos de participação e aprendizado e ao mesmo foi verificado a importância das oficinas como instrumento pedagógico, visando um diálogo entre os participantes e relacionando os temas com o contexto sócio-ambiental em que estamos inseridos. Tanto os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas quanto os alunos do Ensino Fundamental apresentaram concepções semelhantes com relação aos problemas ambientais. No entanto, os primeiros acreditam que eles próprios podem se tornar os “salvadores do planeta” através de suas pesquisas e crenças no poder da ciência. Em contrapartida, os outros não se inserem no contexto sócio-ambiental como colaboradores do processo de degradação e como possíveis atuantes na preservação do meio ambiente. Além disso, não foi mencionado em nenhuma turma qualquer relação entre os problemas ambientais e sociais. Nesse sentido, é evidenciada a noção fragmentada e descontextualizada que é passada através dos currículos e da mídia os quais utilizam uma abordagem naturalista e antropocêntrica do meio ambiente. Faz-se necessária uma educação ambiental que possibilite a construção de uma representação de meio ambiente globalizante, a qual possibilita ao aluno adquirir uma consciência global das questões relativas ao meio, para que então se assumam posições afinadas com valores referentes a sua proteção e melhoria.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto