Equilíbrio em crianças de 10 a 12 anos das escolas municipais de Santa Maria
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o equilíbrio estático e dinâmico de crianças entre 10 e 12 anos de ambos os gêneros das escolas municipais de Santa Maria. A partir da população, utilizando a amostragem por estratificação, chegou-se a 415 crianças. O equilíbrio dos participantes foi avaliado através do sub-teste de equilíbrio do “Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency”- versão 1978. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas descritivas, testes de diferenças entre os grupos, por meio do teste de Kruskall-Wallis e o teste de correlação de Pearson. Os alunos tiveram um desempenho satisfatório com suas idades de desenvolvimento nos teste de equilíbrio estático e dinâmico, porém, quando realizada a comparação entre os gêneros, entre zonas da cidade e entre idades, não encontrou-se diferença estatisticamente significativa (p=0,05). Quando verificada a relação entre essas duas variáveis, equilíbrio estático e dinâmico, percebeu-se também que não havia uma correlação significativa entre os valores do equilíbrio estático e dinâmico (p=0,003). De forma geral, ao avaliar essa amostra identificou-se que os alunos das escolas municipais estão vivenciando atividades com ênfase na capacidade motora equilíbrio e que essa capacidade é de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades motoras e tarefas do dia a dia.
Collections
The following license files are associated with this item: