Escola sem partido” e “escola sem mordaça”: o (não)lugar da escola como um espaço de ciências e o conflito entre epistemologias do conhecimento
Resumen
O presente trabalho de conclusão de graduação em História pela Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) se propõe a investigar as visões epistemológicas presentes, e em
disputa, nos textos dos projetos de lei “Escola sem Partido” (2015) e “Escola sem Mordaça”
(2019). Compreendemos que tais visões definem também a concepção de escola defendida em
cada um. Não são raras as vezes em que, ao pensar os significados que a construção do
conhecimento histórico assume ao longo do tempo, colocamos essa discussão à parte das que
se propõem a pensar o campo da educação escolar e do Ensino de História. No entanto,
entendemos que ao pensar a educação escolar, atentando às propostas que envolvem a
legislação educacional e às disputas que se edificam neste âmbito, devemos ter como
premissa suas historicidades, levando em conta os processos de transformação das bases
epistemológicas dessas discussões. Portanto, reivindicamos aqui a tarefa de compreensão das
disputas no campo (teórico) das epistemologias da ciência e do ensino escolar como um
objeto de estudo da alçada de historiadoras e historiadores. Metodologicamente, respondemos
a problemática combinando elementos da pesquisa bibliográfica e da análise qualitativa dos
textos dos projetos de lei supracitados.
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