dc.contributor.advisor | Carvalho, Luciana Menezes | |
dc.creator | Fiorini, Bruno José | |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T17:14:52Z | |
dc.date.available | 2023-04-27T17:14:52Z | |
dc.date.issued | 2019-07-28 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | FIORINI, B. J. Jornalismo de Inovação: midiatização da persona jornalista no Instagram stories do @Estadão . 2019. 140 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28857 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico
Westphalen, Curso de Jornalismo, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The new visibility (Thompson, 2008) provided, especially for journalism, different forms of social
representation, which allowed newspapers to adapt content to the media environment (Carvalho,
2010). Be visible on digital environment has not already been enough to be seen on this environment
and with the journalism is not different. The journalism needs innovate (Flores 2017a, 2017b), it
needs to attract your public to look the news. In additon, the journalism needs to let the news
attractive to get diferente publics, and about the Drops, it is a product developed by the newspaper
called: The state of São Paulo (@Estadão), on instagram stories, it is one of the example to adapt
the content for the current media ecosystem. It is highlighted that the understanding about the drops
is like a audiovisual product ephemeral which is characterizated in the environment of ephemeral
digital media. Based on this search, we can start with this next problem: like the @estadão promotes
the innovation of the journalism through the built of the character journalist on the instagram stories?
From our problem we can point out the next general objective: to understand how the @estadão
promoves the innovation of the journalism through the construccion of the journalist on the instagram
stories. The specific objectives are: to point out the innovation made by @estadão on the Instagram
Stories; To understand how the gramatic of the instagram stories can be appropriate by the
journalism; To identify the strategies used by the journalists of the Drops in the construction of the
character in the profile of @estadão on Instagram Stories; and to observe what kind of journalism is
done on Instagram Stories. We can understand instagram stories as a distribucion platform for
ephemeral audiovisual content. We identify in the analysis that the gramar of the Instagram Stories
owns four characteristics: narrative, daily, reference and continuity. In this way @estadão promotes
innovation in journalism when the journalists start to build their personas using language strategies
and self-referencing themselves in these environments, approaching the public and becoming the
brand’s representatives. We point out the main result that the @estadão promotes journalistic
innovation frm language strategies, such as the self referencing of Drops journalists. We can cite as
and example when the journalists ask the spectators/followers to follow them in the personal profile of
each presenter. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conteúdo Audiovisual Efêmero | por |
dc.subject | Gramática do Instagram Stories | por |
dc.subject | Estadão | por |
dc.subject | Midiatização | por |
dc.subject | Persona | por |
dc.title | Jornalismo de Inovação: midiatização da persona jornalista no Instagram stories do @Estadão | por |
dc.title.alternative | Innovation Journalism: mediatizacion of the characther journalist the Instagram stories of @Estadão | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Frederico Westphalen, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Jornalismo | por |
dc.description.resumo | A nova visibilidade (Thompson, 2008) deu, em especial para o jornalismo, diferentes formas de
representações sociais, o que proporcionou para os jornais a adaptação de conteúdos ao ambiente
midiático (Carvalho, 2010). Estar visível em ambientes digitais já não é mais o suficiente para se
fazer ver nesses ambientes, e com o jornalismo não é diferente. O jornalismo precisou inovar (Flores
2017a, 2017b), atrair seu público para as notícias, deixá-las atrativas para atingir públicos diferentes,
e o Drops, produto desenvolvido pelo jornal O Estado de S. Paulo (@Estadao) no Instagram Stories,
é um dos exemplos de adaptação de conteúdo ao atual ecossistema midiático. Destacamos que
entendemos o Drops como um produto audiovisual efêmero, que se caracteriza no ambiente das
mídias digitais efêmeras. Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: como o @Estadão
promove a inovação do jornalismo por meio da construção da persona dos seus jornalistas no
Stories do Instagram? A partir do nosso problema apontamos o seguinte objetivo geral: entender
como o @Estadão promove a inovação do jornalismo por meio da construção da persona dos seus
jornalistas no Instagram Stories. Os objetivos específicos são: pontuar as inovações feitas pelo
@Estadão no Instagram Stories; compreender de que modo a gramática do Instagram Stories pode
ser apropriada pelo jornalismo; identificar as estratégias utilizadas pelos jornalistas do Drops na
construção da persona no perfil do @Estadão no Instagram Stories; e observar que tipo de
jornalismo é feito no Instagram Stories. Entendemos o Instagram Stories como uma plataforma de
distribuição de conteúdos audiovisuais efêmeros. Identificamos, na análise, que a gramática do
Instagram Stories possui quatro características: narrativa, cotidiano, referência e continuidade.
Dessa forma o @Estadão promove a inovação no jornalismo quando os jornalistas passam a
construir suas personas utilizando estratégias das linguagens e a autorreferenciação de si nesses
ambientes aproximando-se do público e tornando-se os representantes da marca do jornal.
Pontuamos como principal resultado que o @Estadao promove a inovação jornalística a partir de
estratégias de linguagem, como a autorreferenciação dos jornalistas do Drops. Podemos citar como
exemplo quando os jornalistas pedem para os espectadores/ seguidores siguir eles no perfil pessoal
de cada apresentador. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |