Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTicks, Luciane Kirchhof
dc.creatorSantos, Andressa Dawwed dos
dc.date.accessioned2023-04-27T18:07:43Z
dc.date.available2023-04-27T18:07:43Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationSANTOS, A. D. dos. Activity systems of compulsory teacher training in three perspectives. 2016. 51 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - Licenciatura - Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28858
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Letras - Licenciatura - Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to identify the activity system of the English Major UFSM compulsory training of observation and teaching under three perspectives: 1) the legal documents which guide the teaching practice; 2) the pedagogical coordinator of a public school in Santa Maria; and 3) the English major teaching advisor of Federal University of Santa Maria. To carry out this research, we adopted the theories of Collaborative Research (CELANI, 2002; MAGALHÃES, 2002), Cultural historical activity theory (CHAT) (LIBERALI, 2009; ENGESTRÖN, 1987), Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003) and Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004). The corpus of this work is composed by the Normative Instruction Nº 01/2014, the Commitment Term of Training and three semi-structured interviews, being two of them developed with the pedagogical coordinator and one of them with the training advisor. The analysis showed that the legal documents highlight only one (1) activity system for both trainings, with no distinctions between them. On the other hand, in the pedagogical coordinator and the advisor training interviews, we identified two (2) distinct activity systems for each training practice. The analysis also highlighted that the activity system according to the training advisor is composed by a great deal of pedagogical activities, which makes it more complex and wider than the other systems identified.eng
dc.languageengpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSistema de atividadespor
dc.subjectEstágio obrigatóriopor
dc.subjectPesquisa Colaborativapor
dc.subjectActivity systemeng
dc.subjectCompulsory trainingeng
dc.subjectCollaborative researcheng
dc.titleSistemas de atividades do estágio obrigatório de cursos de licenciaturas em três perspectivaspor
dc.title.alternativeActivity systems of compulsory teacher training in three perspectiveseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras - Licenciatura - Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesapor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar o sistema de atividades dos estágios obrigatórios de observação e docência do Curso de Licenciatura em Letras/ Inglês da UFSM, sob três perspectivas: 1) dos documentos legais, regulamentadores da prática de estágio; 2) da coordenadora pedagógica de uma escola da rede pública de ensino de Santa Maria; e 3) da professora orientadora da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Para realizar esta pesquisa, adotamos as teorias da Pesquisa Colaborativa (CELANI, 2002; MAGALHÃES, 2002), da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (LIBERALI, 2009; ENGESTRÖN, 1987), da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004). O corpus deste trabalho é composto pela Instrução Normativa Nº 01/2014, pelo termo de compromisso do estágio e por três entrevistas semi-estruturadas, sendo duas com a coordenadora pedagógica e uma com a professora orientadora de estágio. A análise mostrou que os documentos legais destacam apenas um (1) sistema de atividades para ambos os estágios, não havendo distinção entre eles. Por outro lado na análise das entrevistas da coordenadora pedagógica e da professora orientadora de estágio, identificamos dois (2) sistemas de atividades distintos para cada um dos estágios. A análise ainda destacou que o sistema de atividades constituído no discurso da professora orientadora é composto por um número maior de atividades, o que o torna mais complexo e amplo em relação aos demais sistemas identificados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS::LINGUISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto