dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Paiva, Maria Nilba dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T11:24:51Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T11:24:51Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28884 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The Brazilian education has undergone several moments throughout the history of
the country political and organizational So the history of education has suffered and
suffers influences political, philosophical, and sociological. One such moment was
the military regime, responsible for regression in our society with regard to popular
participation in the institutions of public power. We have the charges, the malpractice
of rulers who had not the slightest sensitivity to realize that popular participation
would be enhanced. The order was imposed and had to obey without complaining.
With the end of military rule and the resumption of democracy, the country can dream
of new possibilities for effective change. These changes have been achieved by the
1988 Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of National
Education, legal apparatuses that much influence in the opening for popular
participation. Accordingly, this research presents the institutionalization of democratic
management of public education, guaranteed in the Constitution of 1988. Thus the
evolution of education in Brazil should be understood from the reality created by the
cultural heritage, economic development and structure of political power.
Management appears to overcome the limitations of the concept of Management and
is the process of managing the dynamics of the education system as a whole and to
coordinate the schools in particular, refined with the guidelines and public education
policies and their implementation in line with the projects teaching in schools,
commitment to the principles of democracy, characterized by recognition of the
importance of popular participation aware of society, thus creating democratic public
spaces. The research was based on a qualitative approach, using the literature
procedure, presenting thus the interpretation of a fact material in written literature. It
also included the process that involves policies and practices of management in the
public school Ceará. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.title | Gestão democrática: um desafio a ser vivenciado no resgate da comunidade escolar | por |
dc.title.alternative | Democratic management: a challenge to be experienced in the rescue of the school community | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação brasileira passou por vários momentos ao longo da história política e
organizacional do País. Com isso, a história da educação sofreu e sofre influências
políticas, filosóficas, e sociológicas. Um desses momentos foi o regime militar,
responsável por retrocesso em nossa sociedade no que diz respeito à participação
popular nas instâncias do poder público. Sofremos as imposições, os desmandos de
governantes que não tinham a menor sensibilidade para perceber que a participação
popular teria que ser valorizada. A ordem era imposta e tínhamos que obedecer sem
reclamar. Com o fim do Regime Militar e a retomada à democracia, o País pode
sonhar com novas possibilidades efetivas de mudanças. Essas mudanças foram se
concretizando através da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, aparatos legais que muito influenciaram na abertura para a
participação popular. Neste sentido, esta pesquisa problematiza a institucionalização
da Gestão Democrática do Ensino Público, assegurada na Constituição Federal de
1988. Assim sendo a evolução da educação no Brasil deve ser compreendida a
partir da realidade concreta criada pela herança cultural, evolução econômica e
estrutural do poder político. A Gestão aparece como superação das limitações do
conceito de Administração e corresponde ao processo de gerir a dinâmica do
sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico,
afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas e suas implementações
em consonância com os projetos pedagógicos das escolas, compromissado com os
princípios da democracia e caracterizada pelo reconhecimento da importância da
participação consciente das camadas populares da sociedade, construindo assim
espaços públicos democráticos. A pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa,
utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, apresentando, assim, a
interpretação de uma realidade materializada em escritos bibliográficos. Está
inserida também o processo que envolve políticas e práticas da gestão na escola
pública cearense. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |