A alfabetização e o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual
Abstract
Este estudo é resultado da pesquisa realizada com Educadoras Especiais de um
Município da Região Central do Rio Grande do Sul, que visou conhecer o processo
inclusivo e o fazer pedagógico frente aos desafios da alfabetização e letramento dos
alunos com Deficiência Intelectual na rede regular do ensino fundamental I – anos
iniciais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada que
segundo Vianna (2007), nos permite uma maior reflexão sobre o tema. Participaram
do estudo cinco professoras de cinco escolas de diferentes bairros desse município.
O referencial teórico teve por base documentos da legislação brasileira que regem a
Educação no país, AAIDD (2021) e autores que nos permitem refletir sobre a prática
da educação inclusiva. Foi possível perceber que existe um grande esforço por parte
da maioria dos profissionais que atuam nas escolas em fazer com que esse aluno se
desenvolva integralmente em relação à leitura, escrita e autonomia. O processo
inclusivo ainda está distante de ser o ideal embora as políticas públicas tenham tido
um grande avanço nos deparamos ainda com muitas barreiras que dificultam o
processo. Mas, é o compromisso com a educação e a luta constante pelo
cumprimento das leis que farão a diferença na vida de muitos.