Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de
Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi proposto o seguinte
objetivo geral: realizar uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos publicados na
Revista Educação Especial, analisando os processos de identificação dos alunos com
altas habilidades/superdotação durante a educação infantil. Os principais autores que
fundamentaram esse TCC foram: Renzulli (2014a, 2014b); Gama (2014); Martins e
Chacon (2016), entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa do tipo
bibliográfica. A coleta de dados foi realizada na Revista Educação Especial (REE) com
foco nos artigos que tivessem em seus títulos os descritores: identificação e/ou altas
habilidades/superdotação, publicados entre os anos de 2001 a 2021. A análise
centrou-se em uma abordagem qualitativa, elencando e analisando os artigos que
atenderam aos critérios de inclusão e exclusão no estudo, dando visibilidade para os
procedimentos adotados durante a identificação das altas habilidades/superdotação
em crianças da educação infantil. Após esse mapeamento foi encontrado 26 artigos
com o descritor AH/SD e, desses, nove abordaram sobre a identificação nas AH/SD e
apenas um deles apresentou o foco da identificação desses alunos na educação
infantil, na área musical, de autoria de Koga e Chacon (2017). Após o processo de
identificação ter sido concluído, ou seja, a partir da utilização dos instrumentos de
avaliação específicos para a área musical, Koga e Chacon (2017), concluíram que
dez alunos conseguiram distinguir tons e ritmos de forma adequada, entre esses, dois
eram da Educação Infantil, sendo um menino e uma menina, ambos com cinco anos
de idade. Após o processo de identificação ter sido concluído, as dez crianças foram
encaminhadas para participaram do enriquecimento ofertado pelo Programa de
Atenção a Alunos Precoces com Comportamento de Superdotação – PAPCS. A partir
dos dados coletados nesse TCC ficou evidenciado que é escassa a produção
científica na área da identificação das AH/SD na educação infantil no Periódico
pesquisado. De modo a ampliar esse debate sugere-se que outros estudos
bibliográficos sejam realizados em outros periódicos de relevância nacional, assim
como a REE, oportunizando assim a compilação de maiores dados a respeito da
referida temática.
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