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dc.contributor.advisorD’avila, Daniela Antonello Lobo
dc.creatorFerreira, Catiane
dc.date.accessioned2023-05-02T17:46:02Z
dc.date.available2023-05-02T17:46:02Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.date.submitted2023-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28895
dc.description.abstractThis Course Completion Work, presented to the Night Special Education course at the Federal University of Santa Maria (UFSM, RS), aims to investigate the challenges for special education in the training of its teachers so that they have the pedagogical conditions to meet the peculiarities and needs of students with ASD. The methodology was based on bibliographical research, of a qualitative nature, through the research of articles available in the Scielo base, from the last ten years. The two main texts of analysis were by the authors CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz Da, et all, from the year 2020 and FAVORETTO, Natalia Caroline; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin, from 2014. The analysis of the studies shows the lack and consequently the need for greater specific investments in the area of inclusion of students with ASD. In both surveys, the educators interviewed mention receiving some type of information, material or course, but most of them claim that they are generic and not specific to the care of students with ASD. Research converges with the need to enforce the legislation in force in the country, especially those dealing with the mandatory inclusion and actions of Specialized Educational Assistance, in order to assist educators and the school in their activities and guarantee the right to education. education of students with ASD. It is concluded that the advances on the inclusion of students with ASD, for the most part, are still a challenge for both teachers and students, since the lack or scarcity of specific knowledge in the area of ASD is what was most observed throughout reading for this research, thus demanding investment from governments in this area of Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista. Inclusão. Formação de professores. Educação Especial.por
dc.titleTranstorno do espectro autista (TEA), desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoEsse Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), tem como objetivo averiguar os desafios para a educação especial na formação de seus professores para que eles tenham condições pedagógicas de atender as peculiaridades e necessidades dos alunos com TEA. A metodologia se baseou em pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, através da pesquisa de artigos disponibilizados na base Scielo, dos últimos dez anos. Os dois principais textos de análise foram dos autores CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz Da, et all, do ano de 2020 e FAVORETTO, Natalia Caroline; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin, do ano de 2014. A análise dos estudos evidenciam a falta e consequentemente a necessidade de maiores investimentos específicos na área da inclusão de alunos com TEA. Em ambas as pesquisas, os educadores entrevistados mencionam receber algum tipo de informação, material ou curso, mas em sua maioria afirmam serem genéricos e não específicos para o atendimento de alunos com TEA. As pesquisas convergem à necessidade de que se faça valer as legislações vigentes no país, em especial as que tratam da obrigatoriedade da inclusão e das ações do Atendimento Educacional Especializado, a fim de auxiliar os educadores e a escola em suas atividades e garantir o direito à educação dos alunos com TEA. Se conclui que os avanços sobre a inclusão de alunos com TEA, em sua maioria, ainda são um desafio tanto para os professores quanto para os educandos, pois a falta ou escassez de conhecimento específico da área do TEA é o que mais se observou em toda a leitura para esta pesquisa, exigindo assim investimento dos governos nessa área da Educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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