dc.contributor.advisor | D’avila, Daniela Antonello Lobo | |
dc.creator | Ferreira, Catiane | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T17:46:02Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T17:46:02Z | |
dc.date.issued | 2023-02-02 | |
dc.date.submitted | 2023-02-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28895 | |
dc.description.abstract | This Course Completion Work, presented to the Night Special Education course at the
Federal University of Santa Maria (UFSM, RS), aims to investigate the challenges for
special education in the training of its teachers so that they have the pedagogical
conditions to meet the peculiarities and needs of students with ASD. The methodology
was based on bibliographical research, of a qualitative nature, through the research of
articles available in the Scielo base, from the last ten years. The two main texts of
analysis were by the authors CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle
Lenz Da, et all, from the year 2020 and FAVORETTO, Natalia Caroline; LAMÔNICA,
Dionísia Aparecida Cusin, from 2014. The analysis of the studies shows the lack and
consequently the need for greater specific investments in the area of inclusion of
students with ASD. In both surveys, the educators interviewed mention receiving some
type of information, material or course, but most of them claim that they are generic
and not specific to the care of students with ASD. Research converges with the need
to enforce the legislation in force in the country, especially those dealing with the
mandatory inclusion and actions of Specialized Educational Assistance, in order to
assist educators and the school in their activities and guarantee the right to education.
education of students with ASD. It is concluded that the advances on the inclusion of
students with ASD, for the most part, are still a challenge for both teachers and
students, since the lack or scarcity of specific knowledge in the area of ASD is what
was most observed throughout reading for this research, thus demanding investment
from governments in this area of Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista. Inclusão. Formação de professores. Educação Especial. | por |
dc.title | Transtorno do espectro autista (TEA), desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno | por |
dc.description.resumo | Esse Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Educação Especial
Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), tem como objetivo
averiguar os desafios para a educação especial na formação de seus professores para
que eles tenham condições pedagógicas de atender as peculiaridades e necessidades
dos alunos com TEA. A metodologia se baseou em pesquisa bibliográfica, de cunho
qualitativo, através da pesquisa de artigos disponibilizados na base Scielo, dos últimos
dez anos. Os dois principais textos de análise foram dos autores CAMARGO, Síglia
Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz Da, et all, do ano de 2020 e FAVORETTO,
Natalia Caroline; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin, do ano de 2014. A análise
dos estudos evidenciam a falta e consequentemente a necessidade de maiores
investimentos específicos na área da inclusão de alunos com TEA. Em ambas as
pesquisas, os educadores entrevistados mencionam receber algum tipo de
informação, material ou curso, mas em sua maioria afirmam serem genéricos e não
específicos para o atendimento de alunos com TEA. As pesquisas convergem à
necessidade de que se faça valer as legislações vigentes no país, em especial as que
tratam da obrigatoriedade da inclusão e das ações do Atendimento Educacional
Especializado, a fim de auxiliar os educadores e a escola em suas atividades e garantir
o direito à educação dos alunos com TEA. Se conclui que os avanços sobre a inclusão
de alunos com TEA, em sua maioria, ainda são um desafio tanto para os professores
quanto para os educandos, pois a falta ou escassez de conhecimento específico da
área do TEA é o que mais se observou em toda a leitura para esta pesquisa, exigindo
assim investimento dos governos nessa área da Educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |