Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzambuja, Guacira de
dc.creatorCorrêa, Maria Aparecida da Silva
dc.date.accessioned2023-05-02T17:48:01Z
dc.date.available2023-05-02T17:48:01Z
dc.date.issued2023-01-23
dc.date.submitted2023-01-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28897
dc.description.abstractThe present study has as its central theme the architectural accessibility in the Headquarters Campus of the Federal University of Santa Maria (UFSM). As a general objective, it aimed to know what the academic works carried out in the period from 2010 to 2020 reveal in relation to architectural accessibility on the Campus Headquarters of UFSM and as specific objectives, to carry out a survey of existing academic works (dissertations and theses) in the virtual collection of UFSM, which talk about the works found on architectural accessibility at the Campus Sede of UFSM; select the converging academic works and point out what each one presents about architectural accessibility on the UFSM Headquarters Campus. The subject was approached through the bibliographic method, from the selection of researches in the electronic library Manancial – Digital Repository of UFSM. It can be seen that each research (D1, D2, D3, D4 and D5) presented different approaches on the theme of architectural accessibility. Such approaches referred to legal/administrative aspects; people management aspects; aspects of schooling in a hospital environment; aspects that involve organizational structures that enable student autonomy and aspects of the daily work of employees with disabilities. It is concluded that the works emphasized the need for the educational institution to promote improvements in the architectural aspect to encourage the entry, development and permanence of its users with disabilities, providing them with the necessary autonomy to carry out their activitieseng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectDeficiência. Acessibilidade Arquitetônica. Universidade Federal de Santa Maria.por
dc.titleAcessibilidade arquitetônica no campus sede da UFSM: um estudo bibliográficopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoO presente estudo possui como temática central a acessibilidade arquitetônica no Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como objetivo geral visou conhecer o que revelam os trabalhos acadêmicos realizados no período de 2010 a 2020 com relação à acessibilidade arquitetônica no Campus Sede da UFSM e como objetivos específicos realizar levantamento de trabalhos acadêmicos existentes (dissertações e teses) no acervo virtual da UFSM, que falam sobre os trabalhos encontrados sobre acessibilidade arquitetônica no Campus Sede da UFSM; selecionar os trabalhos acadêmicos convergentes e apontar o que cada um apresenta acerca da acessibilidade arquitetônica no Campus Sede da UFSM. O tema foi abordado por meio do método bibliográfico, a partir da seleção de pesquisas na biblioteca eletrônica Manancial – Repositório digital da UFSM. Pode-se constatar que cada pesquisa (D1, D2, D3, D4 e D5) apresentou abordagens diferentes acerca do tema acessibilidade arquitetônica. Tais abordagens referiram-se a aspectos jurídico/administrativos; aspectos de gestão de pessoas; aspectos da escolaridade em ambiente hospitalar; aspectos que envolvem estruturas organizacionais que viabilizam a autonomia discente e aspectos do cotidiano laboral de servidores com deficiência. Conclui-se que os trabalhos enfatizaram a necessidade da instituição de ensino promover melhorias no aspecto arquitetônico para fomentar ingresso, desenvolvimento e permanecia dos seus usuários com deficiência proporcionando a estes a autonomia necessária para executar suas atividades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto