dc.creator | Ribeiro, Thágila da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T18:41:19Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T18:41:19Z | |
dc.date.issued | 2023-03-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28901 | |
dc.description.abstract | Não possui abstract. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Linguagens | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Jari | por |
dc.title | O novo normal na pandemia de Covid-19: reflexos no ensino de linguagens em escolas do município de Jari e a produção de uma cartilha de ensino | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como principal objetivo o de cartografar a prática dos professores
de linguagens na pandemia do COVID-19 em escolas do município de Jari/RS no
que se refere ao uso de ferramentas digitais. A escolha da temática justifica-se pela
importância de fazermos uma reflexão acerca do ensino remoto a fim de conhecer
as práticas dos professores e as formas como eles se adaptaram,
emergencialmente, a essa nova realidade por virtude da pandemia de COVID - 19.
Realizamos um levantamento bibliográfico de temas relacionados à pandemia, ao
ensino remoto, ensino presencial, ensino híbrido, tecnologias educacionais, desafios
nas práticas docentes, bem como pontos positivos e negativos desse contexto
pandêmico. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos de Leffa (2003,
2019, 2020); Kenski (2011); Castells (2005); Silva (2020); Paiva (2015), entre outros,
além de documentos oficiais do Governo Federal. Para concretizar tal objetivo,
optou-se por uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários a professores
de linguagens em escolas públicas na cidade de Jari. Em conclusão, esperamos que
a presente pesquisa possa vir a contribuir para o ensino e aprendizagem de língua
nos distintos tipos de ensino remoto, propiciando motivação e autonomia aos alunos
e auxiliando o professor nessa tarefa tão árdua que é ensinar. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fialho, Vanessa Ribas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3858909434538236 | por |
dc.contributor.referee1 | Costa, Alan Ricardo | |
dc.contributor.referee2 | Ad Reginatto, Andréa | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7170283970760588 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |