dc.contributor.advisor | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.creator | Silva, Cenira Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T14:25:26Z | |
dc.date.available | 2023-05-03T14:25:26Z | |
dc.date.issued | 2007-07 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28918 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Sistemas | por |
dc.subject | PAIUB | por |
dc.subject | Provão | por |
dc.subject | SINAES | por |
dc.title | Avaliação da educação superior: do PAIUB ao SINAES (1994-2004) | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Administração e Gestão Pública | por |
dc.description.resumo | Por meio desse artigo faz-se uma abordagem dos sistemas, critérios e instrumentos
utilizados no Brasil para avaliação da educação superior ao longo de dez anos
(1994-2004), buscando dessa forma, compreender, em que medida a avaliação da
educação está atrelada à transformação dos rumos da universidade, ou seja, da
melhoria da qualidade das atividades por ela desenvolvidas. Como metodologia,
recorreu-se, principalmente aos programas de avaliação institucional das
universidades brasileiras disponibilizados pelas Comissões do Ministério da
Educação. Nesses documentos encontra-se, de forma detalhada, o PAIUB, o ENC
(Provão) e o SINAES. O PAIUB refere-se ao Programa de Avaliação Institucional
das Universidade Brasileiras, o qual vigorou no período de 1994 a 1996, tendo sido
substituído pelo Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão) o qual vigorou como
instrumento de avaliação no período de 1996 a 2003, quando foi então substituído, a
partir de 2004, pelo Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES). Concluindo,
espera-se que o SINAES corresponda às expectativas da comunidade,
principalmente a universitária, já que envolve todas as instituições de educação
superior, cursos e estudantes do país numa avaliação que abarca múltiplos
instrumentos. Portanto, é um processo sistemático de identificação de mérito e valor
com condições de mapear a real situação da educação superior no Brasil,
apontando possíveis distorções a serem corrigidas para que dessa forma, se chegue
a uma educação superior de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |