dc.contributor.advisor | Janczura, Rosane | |
dc.creator | Santos, Paula de Fátima Moura dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T17:07:36Z | |
dc.date.available | 2023-05-05T17:07:36Z | |
dc.date.issued | 2014-11-26 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, P. de F. M. dos. Medidas socioeducativas: uma inclusão social? 2014. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28985 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This final majoring paper presents a theoretical and practical report of
supervised training, academic activity carried out in the Centro de Defesa das Crianças e
dos Adolescentes - CEDEDICA / SM. The Cededica is a non-governmental organization that
runs educational measures in Freedom of Probation and Service Delivery to the Community.
Living with the socio-educational measures enabled a reflection on the historical and social
processes in Brazil, for the realization of children and teenagers care policy at risk and social
vulnerability, a previously excluded and stigmatized population who, for years, was treated
from punctual interventions by the State, more precisely from the institutionalization on. The
democratization process in the country from the 1980s, as well as the consolidation of a
specific legislation, recognized children and teenagers as subjects of rights, making clear the
need and the right of young lawbreakers to be punished under a pedagogical action and not
a punitive one, enabling their social inclusion. 24 years have passed since the creation of the
Estatuto da Criança e do Adolescente, and legal mechanisms are still being created to
contemplate their effective implementation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Medidas Socioeducativas | por |
dc.subject | Estatuto da Criança e do Adolescente | por |
dc.subject | Inclusão Social, Punição | por |
dc.subject | Socioeducação | por |
dc.subject | Socio-Educational Measures | eng |
dc.subject | Estatudo da Criança e do Adolescente | eng |
dc.subject | Punishment | eng |
dc.subject | Socioeducation | eng |
dc.title | Medidas socioeducativas: uma inclusão social? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta um relato teórico – prático das
vivências de estágio supervisionado, atividade acadêmica realizada no Centro de Defesa
dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA /SM. O Cededica é uma organização
não governamental que executa medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade
Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade. A convivência com as medidas
socioeducativas possibilitou uma reflexão acerca dos processos históricos e sociais no
Brasil, para a efetivação de uma política de atendimento a crianças e adolescentes em
situação de risco e vulnerabilidade social, uma população historicamente excluída e
estigmatizada, que, durante anos, foi tratada a partir das intervenções pontuais do Estado,
mais precisamente a partir da institucionalização. O processo de redemocratização no país a
partir da década de 1980, bem como a consolidação de uma legislação especifica,
reconheceu crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos, percebendo a
necessidade e o direito de adolescentes infratores serem responsabilizados a partir de uma
ação pedagógica e não punitiva, possibilitando a sua inclusão social. 24 anos se passaram
desde a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, e mecanismos jurídicos ainda
estão sendo criados para contemplarem a sua efetiva aplicação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |