Show simple item record

dc.contributor.advisorAntunes, Mara Rubia
dc.creatorRodrigues, Angélica da Silva
dc.date.accessioned2023-05-08T15:06:11Z
dc.date.available2023-05-08T15:06:11Z
dc.date.issued2006-01-19
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29002
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino da dançapor
dc.subjectTerceira idadepor
dc.titleO ensino da dança em grupos de terceira idade: processos didático-metodológicospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoA partir da vivência com a dança para idosos, onde nos deparávamos com algumas dificuldades e dúvidas sobre os recursos didáticos e metodológicos a serem utilizados, surgiu o interesse pela realização deste estudo, que objetiva identificar e analisar os processos didático-metodológicos utilizados para o ensino da dança em grupos de terceira idade na cidade de Santa Maria/RS. O ensino da dança deve ser um trabalho fundamentado, tornando necessário o estudo de quais recursos didáticos e metodológicos que melhor se adaptam ao trabalho com idosos, de forma que satisfaçam os interesses e necessidades deles e também que permitam alcançar os objetivos traçados. Esta pesquisa justifica-se por acreditarmos que a partir da análise e reflexão sobre o processo didático - metodológico, podemos contribuir para a prática pedagógica dos professores que trabalham a dança para idosos, visto que os resultados deste trabalho serão disponibilizados a eles; e também por acreditarmos que o presente estudo pode apontar algumas sugestões para a metodologia mais adequada a este público alvo, os idosos. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, os sujeitos participantes são professoras formadas em Educação Física que trabalham a dança nos grupos de idosos desta cidade, e como instrumentos para a coleta de dados utilizamos a observação (direta) das aulas e a entrevista (semi-estruturada) com tais professoras. Para melhor entendimento e clareza dos dados, optamos por dividi-los em cinco categorias de análise: estrutura e organização das aulas, variáveis didáticas do professor, construções coreográficas, avaliação das aulas e métodos de ensino da dança. A análise dos dados observados teve como referência básica a matriz teórica, a opinião da investigadora e os próprios dados coletados através dos instrumentos. Como resultados, encontramos alguns dados sobre o processo didático– metodológico como: aulas compostas, basicamente, por aquecimento geral, passos de dança, ensaios e alongamento; o principal objetivo das aulas sendo a integração dos alunos e o desenvolvimento das suas capacidades físicas; a realização da avaliação da aula, mas não de forma sistemática e freqüente; a não utilização métodos específicos para o ensino da dança e foi notório também que durante a montagem coreográfica procurava-se levar em consideração os interesses e as capacidades dos alunos. Assim, acreditamos ter conseguido alcançar o objetivo desta pesquisa, contribuir com a prática pedagógica de forma que os professores possam ter alguma referência sobre os processos didático-metodológicos usados nos grupos de terceira idade e transformando a dança em algo mais que uma simples prática, em algo que transcenda o físico e faça parte da história e da vida dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.