dc.contributor.advisor | Müller, Ivanor | |
dc.creator | Reis, Simone Regina dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T12:26:24Z | |
dc.date.available | 2023-05-10T12:26:24Z | |
dc.date.issued | 2007-02-14 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29029 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | An important question to be analised in the field of Education is how students learn, as well
as the way interdisciplinary approaches can be established in science. Researches in the
field of Education have emphasized teacher´s necessities to find out ways to help students to
learn. Nevetheless, most of time teachers’ knowledge in relation to this problem demand an
interdiciplinary approach in the classroom. Aiming to improve it, the statitics´pedagogical
practice has been investigated in order to find out a cientifical methological way to help the
practice of teaching and its application in the classroom. This work tries to develop a
research about statistics education in schools, asking teachers and students in relation to the
importance of developing a significative mathematic, in which its role is essencial in student´s
life. The purpose of this research is to offer some interdisciplinary problems to be solve in
order to come out with the importance of considering the statitics´user attitudes, trying to
emphasis that the mathematics as well as the statics has been present in student´s life, for
example, as long as students are citizen getting media information´s as well as statistics
professionals - who work with statistics‘ information as well as researchers - who work with
scientific methodologies. the results suggests that it is important to consider that teachers
should know student´s reality in order to interfere taking in consideration: a) the relations’
diversity involved in different situations in which the teacher takes part to participate in the
process of teaching and learning and; b) the social cultural contexts in which students participate. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação estatística | por |
dc.subject | Formação social | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Statistics education | eng |
dc.subject | Social formation | eng |
dc.title | Educação estatística – uma proposta de ensino | por |
dc.title.alternative | Statistics education – a teaching approach | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | Pesquisas recentes em Educação têm destacado a necessidade dos professores buscar
cada vez mais compreender as maneiras pelas quais os alunos aprendem
(Bassanezi,1985). No entanto, esse conhecimento requer dos educadores uma abordagem
interdisciplinar em sala de aula. Tendo em vista aprimorar esse conhecimento, a prática
pedagógica da Estatística tem sido investigada com objetivo de construir alternativas
metodológicas, embasadas cientificamente, de forma que a aprendizagem e a aplicabilidade
dessa ciência sejam efetivas. Isso ocorre devido à problemática constatada na real
aprendizagem e à necessidade de esclarecimento sobre a aplicabilidade da Estatística nas
mais diversas áreas de conhecimento. Ciente do compromisso de estimular o aluno a
aprender Estatística, o presente trabalho visa desenvolver um estudo sobre o
desenvolvimento da Educação Estatística nas escolas, questionando professores e alunos
sobre a importância de desenvolver uma Matemática significativa, na qual se considere o
papel desta na vida dos estudantes, sejam ao desenvolver atitudes positivas nos alunos em
relação a essa disciplina ou ao proporcionar um espaço pedagógico que valorize o processo
ao invés do fato, as idéias ao invés das técnicas. Esta pesquisa visa propor diversidade de
problemas envolvendo outras áreas ou mesmo áreas internas à própria Matemática, a fim
de relevar a importância das atitudes na formação do usuário da Estatística, destacando o
fato que assim como a Matemática, a Estatística também está presente na vida das
pessoas, seja enquanto cidadãos, consumidores de informações veiculadas pela mídia, ou
enquanto profissionais que lidam com informações Estatísticas, ou como pesquisadores que
lidam com a metodologia científica. Os resultados desta pesquisa apontam que é importante
que o professor aprenda conhecer a realidade dos alunos, de modo que possa intervir
considerando: a) as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se
depara ao participar do processo de aprendizagem e; b) os contextos socioculturais dos
alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |