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dc.contributor.advisorMüller, Ivanor
dc.creatorReis, Simone Regina dos
dc.date.accessioned2023-05-10T12:26:24Z
dc.date.available2023-05-10T12:26:24Z
dc.date.issued2007-02-14
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29029
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2007.por
dc.description.abstractAn important question to be analised in the field of Education is how students learn, as well as the way interdisciplinary approaches can be established in science. Researches in the field of Education have emphasized teacher´s necessities to find out ways to help students to learn. Nevetheless, most of time teachers’ knowledge in relation to this problem demand an interdiciplinary approach in the classroom. Aiming to improve it, the statitics´pedagogical practice has been investigated in order to find out a cientifical methological way to help the practice of teaching and its application in the classroom. This work tries to develop a research about statistics education in schools, asking teachers and students in relation to the importance of developing a significative mathematic, in which its role is essencial in student´s life. The purpose of this research is to offer some interdisciplinary problems to be solve in order to come out with the importance of considering the statitics´user attitudes, trying to emphasis that the mathematics as well as the statics has been present in student´s life, for example, as long as students are citizen getting media information´s as well as statistics professionals - who work with statistics‘ information as well as researchers - who work with scientific methodologies. the results suggests that it is important to consider that teachers should know student´s reality in order to interfere taking in consideration: a) the relations’ diversity involved in different situations in which the teacher takes part to participate in the process of teaching and learning and; b) the social cultural contexts in which students participate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducação estatísticapor
dc.subjectFormação socialpor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectStatistics educationeng
dc.subjectSocial formationeng
dc.titleEducação estatística – uma proposta de ensinopor
dc.title.alternativeStatistics education – a teaching approacheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoPesquisas recentes em Educação têm destacado a necessidade dos professores buscar cada vez mais compreender as maneiras pelas quais os alunos aprendem (Bassanezi,1985). No entanto, esse conhecimento requer dos educadores uma abordagem interdisciplinar em sala de aula. Tendo em vista aprimorar esse conhecimento, a prática pedagógica da Estatística tem sido investigada com objetivo de construir alternativas metodológicas, embasadas cientificamente, de forma que a aprendizagem e a aplicabilidade dessa ciência sejam efetivas. Isso ocorre devido à problemática constatada na real aprendizagem e à necessidade de esclarecimento sobre a aplicabilidade da Estatística nas mais diversas áreas de conhecimento. Ciente do compromisso de estimular o aluno a aprender Estatística, o presente trabalho visa desenvolver um estudo sobre o desenvolvimento da Educação Estatística nas escolas, questionando professores e alunos sobre a importância de desenvolver uma Matemática significativa, na qual se considere o papel desta na vida dos estudantes, sejam ao desenvolver atitudes positivas nos alunos em relação a essa disciplina ou ao proporcionar um espaço pedagógico que valorize o processo ao invés do fato, as idéias ao invés das técnicas. Esta pesquisa visa propor diversidade de problemas envolvendo outras áreas ou mesmo áreas internas à própria Matemática, a fim de relevar a importância das atitudes na formação do usuário da Estatística, destacando o fato que assim como a Matemática, a Estatística também está presente na vida das pessoas, seja enquanto cidadãos, consumidores de informações veiculadas pela mídia, ou enquanto profissionais que lidam com informações Estatísticas, ou como pesquisadores que lidam com a metodologia científica. Os resultados desta pesquisa apontam que é importante que o professor aprenda conhecer a realidade dos alunos, de modo que possa intervir considerando: a) as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se depara ao participar do processo de aprendizagem e; b) os contextos socioculturais dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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