dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Santos, Elaine Teresinha Azevedo dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T13:06:58Z | |
dc.date.available | 2023-05-11T13:06:58Z | |
dc.date.issued | 2007-07-30 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29043 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | So much has been talk and write about the biggest problems of humanity, cause by
super population and for the industrial development, but each person has a different
point of view about what is happening with the environment. This work aims to study
the environmental education in school: the need to protect the ozone layer, and
intend to give information about the main causes of the ozone layer destruction and
its consequences. The main objective is to develop educational actions with students
of the 3ª degree class of the Polytechnic College of the Federal University of Santa
Maria – UFSM, and work with them about questions and environment problems,
more specifically about the problem of the ozone layer. The methodology used here
covered active methods in class, lectures, books, folders, etc, with the aim to make
the student aware of the need to protect the ozone layer. It was determined that
nowadays the Environmental Education in School is a very efficient instrument to
teach and apply sustainable interactions between nature and society. It is the way
which each individual could change his habits and practice new attitudes which lead
to a minimum environmental degradation, increase live quality and reduce the
pressure over the planet environmental resources. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | Camada de ozônio | por |
dc.subject | Degradação ambiental | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Ozone layer | eng |
dc.subject | Environmental problems | eng |
dc.title | Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Muito se tem escrito e falado sobre os grandes problemas da humanidade, causados
pela superpopulação e por prejuízos advindos de uma era industrial muito
desenvolvida, mas cada indivíduo tem uma visão diferente do que acontece com o
ambiente. Este trabalho se propôs a estudar a "educação ambiental na escola:
conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio", pretendendo
sanar a falta de informação sobre as principais causas da destruição da camada de
ozônio e suas conseqüências. O objetivo principal foi o de desenvolver ações
educativas junto aos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Politécnico da
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, sobre questões e problemas
ambientais, mais especificamente os problemas da camada de ozônio, através de
métodos ativos, palestras, cartilha, etc, conscientizando os alunos da necessidade
de proteção da camada de ozônio. Constatou-se que educação ambiental na escola
é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas
sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho para que cada
indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da
degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a
pressão sobre os recursos ambientais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |