Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorSantos, Elaine Teresinha Azevedo dos
dc.date.accessioned2023-05-11T13:06:58Z
dc.date.available2023-05-11T13:06:58Z
dc.date.issued2007-07-30
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29043
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.por
dc.description.abstractSo much has been talk and write about the biggest problems of humanity, cause by super population and for the industrial development, but each person has a different point of view about what is happening with the environment. This work aims to study the environmental education in school: the need to protect the ozone layer, and intend to give information about the main causes of the ozone layer destruction and its consequences. The main objective is to develop educational actions with students of the 3ª degree class of the Polytechnic College of the Federal University of Santa Maria – UFSM, and work with them about questions and environment problems, more specifically about the problem of the ozone layer. The methodology used here covered active methods in class, lectures, books, folders, etc, with the aim to make the student aware of the need to protect the ozone layer. It was determined that nowadays the Environmental Education in School is a very efficient instrument to teach and apply sustainable interactions between nature and society. It is the way which each individual could change his habits and practice new attitudes which lead to a minimum environmental degradation, increase live quality and reduce the pressure over the planet environmental resources.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectCamada de ozôniopor
dc.subjectDegradação ambientalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectOzone layereng
dc.subjectEnvironmental problemseng
dc.titleEducação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozôniopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoMuito se tem escrito e falado sobre os grandes problemas da humanidade, causados pela superpopulação e por prejuízos advindos de uma era industrial muito desenvolvida, mas cada indivíduo tem uma visão diferente do que acontece com o ambiente. Este trabalho se propôs a estudar a "educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio", pretendendo sanar a falta de informação sobre as principais causas da destruição da camada de ozônio e suas conseqüências. O objetivo principal foi o de desenvolver ações educativas junto aos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, sobre questões e problemas ambientais, mais especificamente os problemas da camada de ozônio, através de métodos ativos, palestras, cartilha, etc, conscientizando os alunos da necessidade de proteção da camada de ozônio. Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a pressão sobre os recursos ambientais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto