dc.contributor.advisor | Canfield, Marta de Salles | |
dc.creator | Santos, Etiane Rose Junges dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T13:15:14Z | |
dc.date.available | 2023-05-12T13:15:14Z | |
dc.date.issued | 2004-12-01 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29061 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This paper is final result of the Specialization Course in Human
Movement Science, sub area Human Movement Pedagogy, developed at the
Physical Education and Sport Center – UFSM. It seeks to know the
importance of the movement activities in the infantile development. In the
research the contribution of the movement activities developed by the Santa
Maria Municipal preschool children in their integral development is verified.
Sixteen class situations were filmed in eight different municipal schools, the
objective was to know the movement activities developed by the children in
the school, that were provided by the teachers in their preschool routines. The
found activities were categorized in few movement activities, hygienic and
snack activities, handicraft activities, wide and free activities. The reality
found through the class films interpretation was confronted with Human
Development literature seeking its contribution in the Infantile Development.
It was noticed that some schools do not present practices contemplating the
entire integral child development aspects, and the primordial aspects of the
total were not focused compromising the basis of the Infantile Development.
Thus we consider the necessity of the infantile professionals better
qualification very important, seeking the consciousness of the responsibility
that these professionals have when working with the children in this age,
which are in a peculiar development stage, where the carelessness and the lack
of professionalism of this persons can bring impairments to their integral development process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.title | A importância das atividades de movimento no desenvolvimento infantil | por |
dc.title.alternative | The importance of movement activities in the infantile development | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do
Movimento Humano, Sub – Área Pedagogia do Movimento Humano,
desenvolvido no Centro de Educação Física e Desportos – UFSM, visando
conhecer a importância das atividades do movimento no Desenvolvimento
Infantil. Na pesquisa foram verificadas se as atividades de movimento
realizadas por crianças de classes de Pré - Escola da Educação Infantil na
Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, no ano de 2003, estão
contribuindo, ou não, para o seu desenvolvimento integral. Foram vídeo –
filmadas 16 situações de aula em oito diferentes escolas da rede municipal de
ensino, procurando conhecer as atividades de movimento realizadas na escola
pelas crianças, oportunizadas pelas professoras em suas rotinas na Pré –
Escola. As atividades encontradas foram categorizadas em atividades com
poucos movimentos, atividades de higiene e lanche, atividades manuais,
atividades amplas e livres. A realidade encontrada através da decodificação
das filmagens das aulas, foi confrontada com a literatura de Desenvolvimento
Humano, buscando sua contribuição no processo de Desenvolvimento Infantil.
Percebeu –se que algumas escolas não apresentaram práticas que
contemplassem todos aspectos do desenvolvimento integral da criança,
deixando de enfocar aspectos primordiais da totalidade, comprometendo desta
forma, a base do Desenvolvimento Infantil. Assim consideramos de suma
importância a necessidade de uma maior qualificação dos profissionais da
Educação Infantil, visando a tomada de consciência da responsabilidade que
estes possuem ao trabalhar com a criança nesta faixa etária que se encontra em
estágio peculiar de desenvolvimento, onde o descaso e a falta de
profissionalismo destes pode acarretar comprometimentos no seu processo de
desenvolvimento integral. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |