Práticas de Leitura: uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental
Abstract
Este estudo caracteriza-se como um Trabalho de Conclusão de Curso apresentando
como temática as práticas de leitura e letramento literário de uma turma de quinto
ano do Ensino Fundamental bem como, sua relação com a leitura. A partir dessa
temática, busca-se responder à questão problema: quais são as práticas
pedagógicas utilizadas pela professora do quinto ano do Ensino Fundamental para
incentivar o hábito de leitura, bem como a relação desses alunos com a leitura? E, a
partir disso elenca-se como objetivo geral compreender como a professora dos Anos
Iniciais desenvolve suas práticas para o incentivo ao hábito de leitura e como
objetivos específicos: reconhecer a importância da leitura na formação do aluno,
identificar as práticas utilizadas pela professora para incentivar o hábito de leitura,
refletir sobre as atividades estimuladoras às práticas de leitura e identificar qual a
relação desses alunos com a leitura. A pesquisa tem abordagem qualitativa narrativa
de cunho sociocultural, tendo instrumentos para a coleta de dados a entrevista
narrativa, questionários abertos, observações e rodas de conversas. Os sujeitos do
estudo foram uma professora e os alunos de uma turma de quinto ano da EMEF
Antônio Gonçalves do Amaral no ano de 2022. Os autores que embasaram a
pesquisa foram Braggio (1992), Cosson (2014;2022), Ferreiro e Teberosky (1985),
Freire (1997;2016), Mortatti (2006) e Solé (1998). Com isso, refletimos sobre as
propostas, entendendo a leitura como essencial para o desenvolvimento cognitivo,
intelectual e social. Considerando, assim, a aprendizagem da leitura imprescindível
para o aluno se inserir na sociedade. Portanto, com este estudo, evidenciamos que
a rotina e a pressão de cumprir o conteúdo previsto, inviabiliza, muitas vezes,
propostas diversificadas para o incentivo ao hábito de leitura, e assim, a relação da
turma com a leitura se limita a retirada de livros na biblioteca, a qual os alunos
demonstram pouco interesse pelo acervo, principalmente pelo desconhecimento de
suas obras.
Collections
The following license files are associated with this item: