O Brincar para crianças e adultas de Educação Infantil
Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender a importância do brincar para as crianças pequenas,
na perspectiva de crianças e adultas da Educação Infantil de escola pública do município de
Santa Maria/RS. Orientando-se pelo questionamento central: “Como as crianças e as adultas
percebem a importância do brincar na escola de educação infantil?”. Em especial,
oportunizando-se o aprofundamento de conhecimentos e perspectivas sobre o brincar na escola
de educação infantil e no desenvolvimento das crianças pequenas. Portanto, realizou-se uma
pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas com a professora regente, a coordenadora, a
orientadora educacional e uma turma de pré-escola nível B. As narrativas foram analisadas a
posteriori e entrelaçadas as reflexões sobre o brincar e as referências teóricas, dentre as quais
Brasil (1996; 2009; 2017), Vygotsky (1998), Corsaro (2011), Corsino (2006), entre outros. As
análises das narrativas contribuíram para conhecer as concepções sobre o brincar das crianças
e adultas, seus sentimentos e entender um pouco mais sobre o que se pode fazer para que o
brincar seja mais valorizado na pequena infância.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: