dc.contributor.advisor | de Souza, Taís Guareschi | |
dc.creator | Oliveira, Alessandra Escobar da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T11:03:44Z | |
dc.date.available | 2023-05-18T11:03:44Z | |
dc.date.issued | 2023-02-03 | |
dc.date.submitted | 2023-02-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Praticas pedagógicas | por |
dc.title | As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é
atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização
e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, pois
através do letramento o sujeito é capacitado a usar a escrita para se inserir no
mundo social. Alunos com autismo podem apresentar dificuldades significativas
em seu processo de alfabetização devido à dificuldade de interação social e à
fragilidade no domínio da linguagem. Tendo isso em vista esta pesquisa
propôs-se a identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de
alfabetização de alunos com autismo. Para investigar a temática proposta foi
realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos com foco no
processo de alfabetização e na inclusão escolar. Para o tratamento dos dados
utilizou-se a análise de conteúdo de Bandin (2011), técnica que possibilita a
interpretação após a coleta de dados. A análise foi realizada a partir de duas
categorias, a saber, as práticas pedagógicas mais frequentes no processo de
alfabetização de alunos com autismo e as dificuldades encontradas pelos
educadores no processo de alfabetização de alunos com autismo. Concluiu-se,
por meio desta pesquisa, que a criança com autismo pode alfabetizar-se
através de metodologias que atentem e contemplem suas necessidades. Outro
fator que destaca-se é a defasagem na formação dos docentes para trabalhar
com esses sujeitos é bastante preocupante. Constitui-se um desafio
substancial, em que a falta de conhecimento acaba por distanciar o professor
das práticas inclusivas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |